Oposição vai pedir investigação no TCU contra Mario Frias; Saiba o motivo

Atualizado em 21 de fevereiro de 2022 às 10:09
O secretário de Cultura Mario Frias
O secretário de Cultura Mario Frias | Reprodução

Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) informou que vai pedir para o Tribunal de Contas da União investigar o caso que envolve o secretário de Cultura Mario Frias, diz reportagem de Camila Zarur no Globo.

Alguns integrantes da oposição criticaram a viagem de membros da Secretaria Especial de Cultura do governo federal a Los Angeles, nos Estados Unidos, em janeiro.

Demais líderes no Congresso avaliam apresentar requerimentos de convocação de Mario Frias, responsável pela pasta, para dar explicações.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO: Lula convida Randolfe para coordenar sua campanha à Presidência
2 – VÍDEO: Randolfe humilha Aras na TV: “Fica feio pro senhor”
3 – STF arquiva queixa-crime de Onyx contra Randolfe

Detalhes da viagem

No dia 19 de janeiro, o secretário de Incentivo e Fomento à Cultura da pasta, André Porciuncula; o secretário de Audiovisual, Felipe Pedri; e o assessor Gustavo Torres foram à cidade americana para apenas duas reuniões: uma na Câmara de Comércio Brasil-Califórnia e outra com Roberta Augusta, vice-presidente da IDC, empresa detentora de um estúdio de cinema.

Frias não embarcou para a viagem por estar com Covid-19 na época. O caso, no entanto, lembrou a ida do auxiliar do presidente Jair Bolsonaro à Nova York, em dezembro passado.

Na ocasião, Frias se reuniu com o lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie para discutir um documentário sobre o atleta. A viagem custou R$ 39 mil aos cofres públicos, sem contar o reembolso de R$ 1.849 com testes de Covid-19.

Para o líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), as reuniões das duas viagens poderiam ter sido feitas de forma remota.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Pedro Zambarda de Araujo
Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com