Guerra na Ucrânia: Pepsi suspende venda de refrigerantes na Rússia

Atualizado em 9 de março de 2022 às 10:20
PepsiCo
Pepsi apoia o trabalho de 20 mil funcionários russos

Nessa terça-feira (8), a multinacional americana PepsiCo anunciou que suspenderá a venda de Pepsi, 7Up e outros refrigerantes na Rússia, onde também paralisará seus investimentos e publicidade. Esse é mais um dos reflexos da invasão russa à Ucrânia.

Contudo, a empresa continuará fornecendo alguns produtos que considera essenciais para muitos russos, como leite, laticínios e alimentos para bebês. Com essa decisão, a PepsiCo foi na contramão de várias outras empresas, que decidiram retirar totalmente os seus serviços da Rússia.

“Estamos operando na Rússia há mais de 60 anos e temos presença em muitos lares russos. A Pepsi-Cola entrou no mercado no auge da Guerra Fria e ajudou a criar um terreno comum entre os Estados Unidos e a União Soviética”, disse Ramon Laguarta, CEO da multanacional, em mensagem aos seus funcionários.

Leia mais

1; “Bolsonaro desrespeitou Zelensky”, diz líder de entidade ucraniana

2; Historiador diz que esquerdas devem “denunciar a política de potência” na guerra da Ucrânia

3; Polônia se diz pronta para deixar caças à disposição dos EUA

Pepsi fiel ao lado humanitário

Segundo detalhou o executivo, as vendas da Pepsi-Cola e de outras marcas globais de refrigerantes, como 7Up e Mirinda, serão suspensas, enquanto os investimentos de capital e todas as atividades de publicidade e promoção na Rússia estão suspensas.

Por outro lado, Laguarta também destacou que, como empresa de alimentos e bebidas, a PepsiCo deve “se manter fiel ao aspecto humanitário” de seus negócios e continuar oferecendo outros produtos essenciais na Rússia.

“Ao continuar operando, também continuaremos a apoiar o sustento de nossos 20 mil funcionários russos e 40 mil trabalhadores agrícolas russos em nossa cadeia de suprimentos”, acrescentou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link