“É preciso resistir”, diz Gilberto Gil ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras

Atualizado em 9 de abril de 2022 às 14:06
Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras
Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras
Foto: Alexandre Cassiano

Gilberto Gil tomou posse na noite de ontem (8) da cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o jornalista e advogado Murilo Melo Filho. Ele foi recebido na Academia pelo também acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Durante seu discurso de posse, o cantor e compositor disse que, entre as tantas honrarias que a vida lhe proporcionou, entrar para a ABL é especial. “Não só porque a ABL é a casa de Machado de Assis, escritor universal, afrodescendente como eu, mas também porque a ABL representa a instância maior, que legitima e consagra, de forma perene, a atividade de um escritor ou criador de cultura em nosso país. Sou filho de uma professora primária e um médico. A eles devo o meu amor às letras e à música. A imagem dos meus pais está comigo nessa noite e sua memória para mim é uma benção”, disse.

Gilberto Gil também falou sobre as alegrias e perdas ao longo de sua vida. “Tive grandes êxitos e alegrias nesta vida, mas também muitas tristezas. A maior e mais dolorosa, a perda do meu filho Pedro Gil.”

Leia mais:

1- Fernanda Montenegro assume cadeira na Academia Brasileira de Letras

2- Único candidato à vaga, Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

3- Aquele abraço: Lula parabeniza Gilberto Gil pelo ingresso na Academia Brasileira de Letras

Gilberto Gil fala sobre “tempos politicamente sombrios” que vive o Brasil

O cantor ainda comentou brevemente sobre o momento político que passa o Brasil e afirmou que é “preciso resistir sempre”. “Não desanimo e é preciso resistir sempre. Apesar dos tempos politicamente sombrios que vivemos aposto na esperança contra a treva física e moral. Que haja ao menos a chama de uma vela até chegarmos a toda a luz do luar”, afirmou.

Em 2002, Gilberto Gil foi nomeado Ministro da Cultura no governo do ex-presidente Lula. Ele implementou políticas públicas como a criação dos Pontos de Cultura, entre outros, transformando o Brasil em protagonista em encontros e seminários internacionais de temas diversos sobre cultura.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link