Grupo internacional vai investigar lavagem de dinheiro com joias no Brasil

Atualizado em 20 de março de 2023 às 17:40
Ex-presidente Jair Bolsonaro e joias sauditas
Foto: Reprodução

A Gafi (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo), uma das mais importantes entidades de combate ao crime financeiro do mundo, ficará no Brasil até o início de abril em reuniões sigilosas para avaliar a estrutura do país contra o branqueamento de capitais. A informação é do Estadão.

A instituição vai ouvir os dirigentes da HStern para elaborar propostas de combate à lavagem de dinheiro por meio de pedras preciosas. A ideia é discutir a criação de medidas preventivas com a joalheria que fechou delação premiada com o Ministério Público Federal em 2017.

À época, uma diretora da empresa afirmou que levava anéis e pedras preciosas à casa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Segundo ela, as joias eram pagas em dinheiro vivo e algumas sequer tinham nota fiscal.

Para a Gafi, joalherias são um dos maiores setores com risco de lavagem de dinheiro. O grupo recomenda que países criem leis que obriguem profissionais a identificar seus clientes, mantendo cadastro atualizando e comunicando operações financeiras suspeitas.

O grupo desembarcou em Brasília neste mês e ainda passará por São Paulo e Foz do Iguaçu. A viagem serve para analisar leis e instituições brasileiras que combatem lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Um dos objetivos do Gafi é verificar se as normas vigentes do país estão alinhadas com padrões internacionais.

A viagem ocorre no mesmo mês em que o escândalo das joias do governo de Jair Bolsonaro foi revelado. Uma comitiva do ex-presidente tentou entrar no país com um conjunto avaliado em R$ 16,5 milhões, que foi retido pela Receita Federal. Os representantes da gestão do ex-presidente ainda conseguiram entrar com um segundo estojo de itens que passou livremente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link