Moraes garante que big techs serão “enquadradas, penalizadas e responsabilizadas”

Atualizado em 10 de maio de 2023 às 13:07
Alexandre de Moraes
Foto: Reprodução

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que as big techs “se sentem acima da lei”, mas devem ser “enquadradas” para garantir o livre exercício do voto a eleitores no Brasil.

“Verdadeiras corporações que se sentem acima da lei, corporações das redes sociais, as big techs, grandes plataformas que simplesmente acham que nenhuma jurisdição do mundo pode tutelá-las e determinar que cumpram os direitos fundamentais da Constituição”, afirmou o magistrado.

A declaração ocorre num momento em que empresas como Twitter e Telegram têm dificultado a ação de autoridades contra crimes digitais e outras, como o Google e o próprio aplicativo de mensagens, fazem campanha contra o Projeto de Lei 2630/2020, o PL das Fake News.

“No Brasil nós demonstramos que não há terra sem lei. As plataformas, as big techs, as milícias digitais foram enquadradas, serão penalizadas, serão responsabilizadas, porque isso é garantir a liberdade do eleitor de votar”, prosseguiu Moraes.

A crítica do magistrado ocorreu durante discurso na décima edição do Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), em Brasília.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link