Apoie o DCM

Telegram espalha fake news sobre PL 2630: “Vai acabar com a liberdade de expressão”

Telegram se junta à campanha das big techs contra o PL das Fake News. Foto: Reprodução

Nesta terça (9), o Telegram se juntou à campanha promovida pelas big techs contra o Projeto de Lei 2630/2020, o PL das Fake News. A plataforma enviou um texto a todos os usuários do Brasil dizendo que a medida, se aprovada, vai “acabar com a liberdade de expressão” no país.

“O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia. Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil”, diz o Telegram. O aplicativo de mensagens ainda sugere que os usuários pressionem deputados a votarem contra a medida.

No texto divulgado, o Telegram afirma que o PL “permite que o governo limite o que pode ser dito online ao forçar aplicativos a removerem proativamente fatos ou opiniões que ele considera ‘inaceitáveis’ e suspenda qualquer serviço de internet”.

O aplicativo ainda cita a solicitação de suspensão contra ele e diz que, com o PL, “o governo poderia ter bloqueado imediatamente o aplicativo como ‘medida preventiva’ até que o Telegram provasse que não violou nenhuma lei”.

Chamando o projeto de “perigoso” e “desnecessário”, o aplicativo também sugere que, se aprovado, ele vai “criar um sistema de vigilância permanente, semelhante ao de países com regimes antidemocráticos” e ainda que o PL “transfere poderes judiciais aos aplicativos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link