Ex-major que discutiu golpe com Mauro Cid tinha trânsito livre no Planalto de Bolsonaro

Atualizado em 5 de julho de 2023 às 7:29
Ailton Gonçalves Moraes Barros e Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

Dados do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República mostram que o advogado e ex-major do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros tinha trânsito livre no Palácio do Planalto e seus anexos.

Ailton Gonçalves foi preso na Operação Venire, promovida pela Polícia Federal (PF), sob suspeita de envolvimento em um esquema de falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19, que teria beneficiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em maio de 2023.

Foi revelada também a troca de áudios entre o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e Ailton sobre um plano de golpe de Estado. A transcrição mostra que os dois militares planejaram instalar um golpe militar e prender o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O GSI detalhou todas as visitas ao Planalto feitas por Barros entre 2019 e 2022. No total, foram 15 dias em Brasília somente para visitas à repartições ligadas à Presidência. Os dados foram obtidos pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Ailton Gonçalves Moraes Barros e Jair Bolsonaro – Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Em 6 de janeiro de 2022, o militar fez uma visita ao setor de Ajudância de Ordens da Presidência da República. Vale destacar que, nas investigações sobre as fraudes em comprovantes de vacinação, ele é flagrado conversando com Mauro Cid.

O ex-major também esteve em setores ligadas à agenda, ao cerimonial, à logística e à assessoria de imprensa da vice-presidência. O militar, que já foi chamado de “segundo irmão” por Bolsonaro, também teve sua entrada autorizada para visitar o gabinete de Hamilton Mourão, ex-vice-presidente da República.

O GSI, entretanto, informou que a “autorização para acessar determinado gabinete não significa que a pessoa que adentrou ao ambiente ‘visitou’ ou ‘teve interlocução’ com determinada autoridade”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.