A agenda de Bolsonaro na Argentina durante a posse de Milei

Atualizado em 7 de dezembro de 2023 às 16:41
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro viajará para a posse do presidente eleito da Argentina neste fim de semana e tentará usar a viagem para realizar eventos e se autopromover no país. Além da cerimônia em si, ele terá encontros e entrevistas durante a viagem. A informação é da coluna de Guilherme Amado no Metrópoles.

Neste sábado (9), ele terá um encontro com o primeiro-ministro ultranacionalista da Hungria, Viktor Orbán. Ele também dará duas entrevistas a veículos argentinos, sendo uma para um canal de televisão e a outra, para rádio.

Amanhã (8), será estrela de um jantar e coquetel que tem sido promovido pelo seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), junto de deputados brasileiros, em Buenos Aires. O ex-presidente vai viajar ao país com uma comitiva de parlamentares de extrema-direita e governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo.

Bolsonaro terá reunião com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. Foto: Attila Kisbenedek/AFP

Os advogados de Bolsonaro já comunicaram ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que ele ficará temporariamente ausente do país entre os dias 7 e 11 de dezembro. Sua defesa ainda garantiu que ele ficará à disposição da justiça para qualquer convocação após o período.

Foi organizada uma comitiva com 44 parlamentares bolsonaristas para a posse de Milei, que ocorre no domingo (10). Segundo Gustavo Gayer (PL-GO), responsável por organizar a viagem, ao menos 14 deles desistiram e ainda “pode haver mais algumas baixas”.

O ex-presidente foi convidado para participar da posse de Milei logo após o anúncio de sua vitória nas eleições. Sua ida ao evento é um dos motivos pelos quais o presidente Lula não participará na cerimônia. O petista, que foi ofendido pelo político argentino, enviará o chanceler Mauro Vieira em seu lugar.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link