Bolsonaristas desistem de participar da posse de Milei na Argentina

Atualizado em 5 de dezembro de 2023 às 15:34
Javier Milei, presidente eleito da Argentina. Foto: Agustin Marcarian/REUTERS

Pelo menos 14 parlamentares e políticos bolsonaristas desistiram de viajar para participar da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que ocorre no próximo domingo (10) em Buenos Aires. Segundo o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que organiza a comitiva, eles desistiram para participar de ato no próximo fim de semana.

“Tínhamos 44 confirmados, mas 14 desistiram para participar das manifestações do dia 10/12. Até agora são 30 parlamentares. Mas, devido às manifestações do dia 10/12, pode haver mais algumas baixas”, afirmou Gayer à coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

A manifestação citada foi organizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que devem se reunir em um ato contra a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) na data. Outras desistências também ocorreram por conta de uma “missão” de parlamentares a Israel.

O ex-presidente foi convidado por Milei para participar da cerimônia logo após o resultado das eleições argentinas serem divulgados. Bolsonaro deve viajar junto da ex-primeira-dama Michelle, do chefe do PL, Valdemar Costa Neto, e alguns governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O presidente Lula, que foi convidado para participar do evento recentemente, enviará o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como seu representante. Durante a campanha eleitoral na Argentina, ele foi chamado de “corrupto” e “comunista” por Milei.

O petista, que reconheceu o resultado da disputa sem citar Milei nas redes sociais, quer manter uma relação de “Estado” com o novo governo argentino.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link