A inacreditável sobrevida do CD

Quando você acha que ele se foi, ele aparece de volta.

A dupla francesa Daft Punk, que vendeu 165 mil CDs nesta semana

 

O CD é obsoleto, todos sabemos. O primeiro passo para isso acontecer foi a criação do Napster. De lá para cá, uma enorme série de programas e sites, legais ou não, o empurraram para o buraco.

Mas leio hoje em um site inglês que o novo álbum da dupla francesa Daft Punk (sobre o qual escreverei nesta semana) vendeu 165 mil copias no país em apenas uma semana. Isto significa que, independentemente de ser menos do que um best-seller venderia há dez anos, o CD sobrevive.

Este número deve gerar um lucro líquido de aproximadamente meio milhão de libras à companhia que o comercializou. Em uma semana. É um numero que não é para se jogar fora, até para um fazendeiro que cultiva soja.

A explicação para esta sobrevida está, me parece, no porquê o CD deixou de ser o nosso meio preferido para ouvir música. Vejamos, por exemplo, o vinil. Ele foi substituído pelo CD por causa da qualidade do áudio. Com um CD, você ouve a música com mais clareza que com um disco de vinil.

Para tentar ser bem claro e não muito técnico, o som é uma soma de freqüências que são geradas quando vibram as cordas de um instrumentos, por exemplo. Um CD gera todas as freqüências audíveis por igual, enquanto o disco de vinil gera muito grave e pouco agudo. O CD é, portanto, mais natural. Sua voz pode sair num CD exatamente como ela soa se falada aqui ao meu lado.

O CD, por sua vez, foi substituído por uma questão prática. Nós sabemos que o MP3 que baixamos é pior. Mas é prático, por uma série de motivos que incluem o preço.

Mas quando queremos ouvir aquele som, daquele artista, nós compramos o CD. Eu, pelo menos, compro – até porque preciso de referencias de áudio para o meu estúdio. Preciso saber como o as músicas novas do David Bowie estão soando, e o MP3 não me dá essa noção.

Em mais alguns anos, a venda de músicas em alta definição pela internet deve se proliferar. Já começou há algum tempo, mas os sites mais importantes, como a Amazon e o ITunes, ainda não vendem os formatos que se encontra no CD.

É bom lembrar que, na prática, a música que está dentro de um CD não é nada além de um arquivo digital. São arquivos em WAV ou AIFF. Se a Apple ou a Amazon se derem conta de que há um mercado consumidor interessado não em ouvir a música, mas eu escutar música, elas começarão a vender com alta definição. Ainda mais com a velocidade dos nossos computadores e da nossa internet aumentando.

Uma vez que isso aconteça, o CD sobreviverá como o vinil. Será coisa de colecionador romântico.

Ruivo

Emir Ruivo é músico e produtor formado em Projeto Para Indústria Fonográfica na Point Blank London. Produziu algumas dezenas de álbuns e algumas centenas de singles. Com sua banda, Aurélios, possui dois álbuns lançados pela gravadora Atração. Seu último trabalho pode ser visto no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=dFjmeJKiaWQ

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Ruivo

Recent Posts

Empresário admirador de Musk patrocina evento com Moraes em Londres

O empresário Alberto Leite, conhecido por sua admiração por Elon Musk, patrocinou um evento em…

26 minutos ago

Dono de Porsche é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

2 horas ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

2 horas ago

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

2 horas ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

4 horas ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

5 horas ago