Abin paralela: PF encontra 10 celulares na casa de militar ex-assessor de Ramagem

Atualizado em 29 de janeiro de 2024 às 10:58
Aparelhos eletrônicos apreendidos pela PF na residência de Giancarlo Gomes Rodrigues. (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (29), a Polícia Federal (PF) realizou buscas na residência de Giancarlo Gomes Rodrigues. A ação faz parte de uma operação que investiga suspeitas de monitoramento ilegal realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na residência de Giancarlo, foram encontrados 10 celulares, três computadores, uma arma e um HD externo. Rodrigues, que foi assessor do ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), é identificado também como militar do Exército, com vínculos em batalhões no Rio e experiência no Gabinete de Segurança Institucional durante o governo Michel Temer.

As ações desta segunda direcionaram-se ao “núcleo político” de Ramagem, que inclui aliados tanto da época da Abin quanto de seu atual mandato como deputado federal.

Vale ressaltar que o vereador e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro (Republicanos), suspeito de ter recebido materiais obtidos ilegalmente pela Abin, está entre os alvos, juntamente com Giancarlo Gomes.

Além deles, foram alvos Luciana Paula Garcia da Silva Almeida, assessora de Carlos na Câmara do Rio, e Priscila Pereira e Silva, assessora de Alexandre Ramagem na Câmara dos Deputados.

A operação de hoje é uma continuação da “Vigilância Aproximada”, iniciada na última quinta-feira (25) para investigar um suposto esquema ilegal de espionagem pela Abin.

O monitoramento irregular teria ocorrido sob a gestão de Ramagem na agência, durante o governo Bolsonaro, e supostamente mirou também desafetos do ex-presidente.

Alexandre Ramagem. (Foto: Reprodução)

Na quinta passada, Ramagem foi alvo de buscas, durante as quais quatro computadores, seis celulares e 20 pendrives foram apreendidos em seus endereços. Ele nega as acusações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link