Alemanha enviará 1.000 lança-foguetes e 500 mísseis à Ucrânia

Atualizado em 26 de fevereiro de 2022 às 22:51
Alemanha enviará 1.000 lança-foguetes e 500 mísseis à Ucrânia. Foto do chanceler alemão, de pele branca e calvo, usando terno preto. Ele fala à imprensa.
Holanda, República Tcheca e Estados Unidos também enviarão apoio militar. Foto: Getty Images

O chanceler da Alemanha, Oliver Scholz, disse que irá enviar 1.000 lança foguetes antitanque e 500 mísseis antiaéreos Stinger para o exército ucraniano utilizar contra a Rússia. Embora o país tenha uma tradição diplomática de não enviar armamentos letais para regiões de conflito, dessa vez a regra foi quebrada. Scholz disse que é “dever” do país auxiliar a Ucrânia.

No Twitter, o chanceler escreveu que é “nosso dever apoiar a Ucrânia” e que esse é o motivo de enviarem “1.000 lança foguetes antitanque” e “500 mísseis Stinger”.

“A invasão da Rússia marca uma mudança. É nosso dever apoiar a Ucrânia com as nossas habilidades e atuar na defesa contra a invasão do exército de Putin. Por isso que nós estamos enviando 1.000 mísseis anti-tanque e 500 mísseis Stinger para nossos amigos na Ucrânia”, escreveu o chanceler.

Leia mais:

1; Sabadão do DCM; Guerra: Rússia diz que Ucrânia rejeitou negociação e anuncia expansão da ofensiva

2; DCMTV; Celso Amorim detona Rússia por guerra na Ucrânia; “Interferência descabida”

3; EUA têm “parcela de responsabilidade” na guerra da Ucrânia, diz Celso Amorim ao DCMTV

Outros países também enviaram apoio militar para a Ucrânia

Uma fonte do governo alemão informou à AFP que “levando em conta o ataque russo contra a Ucrânia, o governo está pronto para enviar com urgência o material necessário para a defesa do país”.

A Holanda afirmou que entregará 200 mísseis antiaéreos a Kiev, a República Tcheca doará armas no valor de US$ 8,6 milhões e os Estados Unidos já enviaram US$ 350 milhões em assistência militar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link