DCMTV – Celso Amorim critica objetivo da Rússia na Ucrânia: “Interferência descabida”

Entrevista exclusiva no DCM

Atualizado em 26 de fevereiro de 2022 às 18:44
Celso Amorim detona Rússia por guerra na Ucrânia: "Interferência descabida"
Celso Amorim detona Rússia por guerra na Ucrânia: “Interferência descabida”. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

O ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, o embaixador Celso Amorim falou ao canal DCM TV neste sábado, 25, sobre o conflito envolvendo Rússia e Ucrânia. E ele fez críticas aos russos.

“Objetivo da Rússia é um interferência descabida”, diz Celso Amorim ao DCMTV. “Guerra a gente sabe como começa, mas não como termina. A Rússia tem um objetivo claro.

Eles querem retirar o presidente. É uma interferência, a meu ver, descabida. Eu acho que o uso da força unilateral tem que ser condenado. Um dia pode ser alguém simpático a nós, outro dia pode não ser.

Se você olhar no longo prazo, a responsabilidade da Otan foi enorme. Ao fazer aquilo que os pensadores ocidentais mais conservadores condenavam. É a expansão da Otan para o leste, no cúmulo de chegar nas fronteiras russas”.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: Bolsonaro arrega e Brasil volta para o quintal de Biden
2 – DCM Ao Meio-Dia: Putin enviará delegação para tratar com Zelensky; a situação de Lula e Bolsonaro em nova pesquisa
3 – DCM Ao Meio-Dia: Rússia amplia ataque à Ucrânia; embaixada em Kiev manda brasileiros fugirem

“Mundo vive misto de loucura, ignorância e instinto de destruição”

Celso Amorim também falou sobre a situação global: “Mundo vive misto de loucura, ignorância e instinto de destruição”. E disse mais.

“Nós condenamos o ataque dos Estados Unidos ao Iraque. No governo Fernando Henrique, achei que devíamos ter condenado o ataque contra a Sérvia, violando a autonomia do Kosovo.

Não questiono a legitimidade dos russos na fronteira. Mas vejo algo claro na carta da ONU: é vedado o uso da força contra um país soberano é contra a carta das Nações Unidas. O Brasil, sendo uma pátria desarmada, não pode deixar de apoiar esse princípio.

Confira a entrevista com Celso Amorim na íntegra. A conversa foi conduzida por Leandro Fortes no DCMTV, com moderação de Cássio Oliveira.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link