Aliado diz como Bolsonaro reagiu a risco de cassação: “Fecho o STF”

Atualizado em 9 de junho de 2022 às 15:36
Bolsonaro
Bolsonaro teria ameaçado fechar o STF se for cassado
Foto: Reprodução

Um aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um relato muito sensível em um grupo de WhatsApp de partidos do Centrão nesta quinta-feira (09). Ele afirmou que o presidente ameaçou fechar o STF (Supremo Tribunal Federal), no caso de ter sua chapa cassada durante o período eleitoral.

A fonte, que pediu para não ter seu nome identificado por medo de represália, contou à reportagem que um importante aliado de Bolsonaro fez a denúncia num grupo de apoiadores que ele mantém no WhatsApp. “Eu faço parte do grupo porque represento este aliado no estado de São Paulo”, explica.

Questionado sobre como teria sido a ameaça, o assessor dá detalhes. “Ele mandou um áudio dizendo que o presidente vai fechar o STF. Mas falou rindo, em tom de brincadeira”, conta sem, contudo, mostrar o áudio por medo de vazamento. “O parlamentar disse pra gente que Bolsonaro tem mandado ameaças, mesmo que em tom de brincadeiras, para garantir que sua chapa não seja cassada”.

O risco de cassação da chapa de Bolsonaro veio à tona por conta da nova legislação que prevê uma série de punições para o candidato que espalhar fake news, inclusive a perda dos direitos políticos. Aliados do presidente tem pedido para ele não espalhar notícias falsas a fim de não correr o risco e deixar isso para o núcleo duro da campanha, que é comandada por Carlos Bolsonaro (Republicanos).

Segundo este parlamentar contou a seus assessores, um aliado chegou a questionar Bolsonaro como ele reagira se tivesse seu registro cassado e não pudesse concorrer. “Eu fecho o STF”, teria respondido o presidente às gargalhadas. A resposta foi vista como brincadeira por pessoas mais próximas, mas também como uma ameaça velada.

No entanto, o grupo político que rodeia Bolsonaro não acredita que ele teria força para tentar um golpe ou qualquer coisa contra o STF. “Ele está fragilizado, sem apoio popular e nem é unanimidade nas Forças Armadas. Se ele tentar o golpe, fracassa”, comentou um deputado federal do Progressistas em conversa com a reportagem. Mesmo assim, a afirmação acendeu o sinal amarelo no próprio governo e deixou a ala ideológica pronta para a guerra.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link