Presente no jantar pela democracia, Almino Affonso é o último ministro vivo do governo Jango

Atualizado em 20 de dezembro de 2021 às 10:42
O ex-governador Almino Affonso
O ex-governador Almino Affonso é o último representante vivo do primeiro escalão do governo Jango

Almino Affonso, 92 anos, foi descrito como decano dos ‘velhos e bons hábitos da Política’ no jantar do grupo Prerrogativas, que selou o primeiro encontro público entre Lula e Alckmin. O petista e o ex-tucano ensaiam um acordo visando a sucessão de Bolsonaro em 2022.

Affonso é o único ministro de Jango ainda vivo. Ocupou a pasta do Trabalho e Previdência Social do governo que acabou deposto pelo golpe militar de 31 de março de 1964.

Viveu 12 anos no exílio em países como Iugoslávia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina.

De volta ao Brasil em meados da década de 70, foi secretário do governo de Franco Montoro e vice-governador de São Paulo.

É uma das figuras mais queridas e respeitadas da vida brasileira, a ponto de não se importar em contar, durante seu discurso no Figueira Rubaiyat, onde aconteceu o jantar, que sugeriu ao ex-presidente que fugisse da ordem de prisão ilegal de Sergio Moro buscando asilo numa embaixada.

Leia mais

1. “Elegeram Boric, elegerão Lula”: Haddad celebra vitória da esquerda no Chile

2. Capitã Cloroquina defende negacionismo de Bolsonaro sobre vacinação infantil

3. Em jantar do Prerrogativas, Lula pediu Alckmin no PSD

“Você dizia, Lula, que ia buscar provar sua inocência e restaurar seus direitos. Poucos confiavam nisso, poucos tinham a confiança na Justiça que você teve. Abraço-o em homenagem à Justiça”, discursou.

Luta contra a ditadura

O governo João Goulart foi de 1961 a 1964 entrou para a história por ter sido um mandato abreviado. Foi um governo de esquerda marcado por forte instabilidade política.

Salvar o Brasil da longa noite de terror

As chamadas ‘Reformas de base’ adotadas pelo presidente – incluíam os setores educacional, fiscal, político, urbano e agrário – eram rechaçadas pela elite do país, que apoiou o golpe militar em conluio com os Estados Unidos.

Almino Affonso foi ao jantar pela democracia se juntar a centenas de autoridades que formam a coalizão para salvar o Brasil da longa noite de terror comandada por Jair Bolsonaro.