Alta da gasolina é culpa de Bolsonaro, diz pesquisa

Atualizado em 21 de março de 2022 às 10:38
Presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaro diz que justiça precisa cobrar Petrobras
Foto: Reprodução/Metrópoles

Segundo a pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (21), o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é visto como o principal culpado pelo aumento do preço dos combustíveis.

Para 29% dos entrevistados pelo levantamento, a responsabilidade é do Executivo Federal, enquanto 22% culpam a política de preços da Petrobras. 21% colocam a responsabilidade nos governadores. Para 18%, o motivo dos altos preços é a guerra na Ucrânia; são 5% os que atribuem o aumento à junção de todos os fatores listados.

Em outra pesquisa, divulgada pela Quaest/Genial, na última sexta-feira (18), mostrou que 26% dos eleitores atribuem o aumento do preço dos combustíveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Na sequência, 19% dos entrevistados culpam a Petrobras, 11% a guerra entre Rússia e Ucrânia, 9% o mercado internacional, 9% os governadores, 8% a alta do dólar e 2% os proprietários dos postos de combustíveis. Outros 6% consideram que é uma junção de todos esses fatores e 2% não responderam.

Leia mais: 

1- Como conheci Fernando Pessoa. Por Paulo Nogueira Batista Jr.

2- Coordenador do MTST desiste de se lançar ao governo de SP

3- Boulos desiste do governo de SP e será candidato a deputado federal

Bolsonaro nas eleições

O levantamento da FSB ainda mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43% das intenções de votos para retornar ao Planalto, contra 29% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) tem 9%; Sérgio Moro (Podemos), 8%; João Doria (PSDB), André Janones (Avante) e Eduardo Leite (provável candidato pelo PSD) empatam em 2%; Simone Tebet (MDB) tem 1%.

Nos cenários estipulados para o segundo turno, Lula vence de todos os nomes que foram testados contra ele. Bolsonaro perde de todos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link