Amizade com empresário derruba Landim e pode rifar Pires da Petrobras

Atualizado em 3 de abril de 2022 às 14:37
Landim e Bolsonaro
Presidente do Flamengo é colocado entre empresa do amigo e Petrobras/ Foto: Reprodução

Na madrugada deste domingo (3), Rodolfo Landim, presidente do Clube de Regatas do Flamengo, desistiu de assumir a presidência do Conselho de Administração da Petrobras. Ele alegou querer se dedicar mais a fortalecer o clube. No entanto, de acordo com Malu Gaspar, do blog O Globo, as razões dessa desistência, nada têm a ver com o Flamengo.

Segundo Malu, a razão pela qual ele sairá do posto são os conflitos de interesse provocados pela ligação de décadas com o empresário Carlos Suarez, sócio de oito distribuidoras de gás no Brasil.

Em decorrência da amizade com Suarez, Landim já chegou a ser investigado pelo Ministério Público Federal brasileiro. A razão foram repasses de recursos feitos a contas do empresário na Suíça. Eles foram descobertos pelo Ministério Público local na época da Lava Jato.

Leia mais: 

1- Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, é denunciado por rombo de mais de R$ 100 milhões

2- Quem é Adriano Pires, indicado por Bolsonaro para novo presidente da Petrobras

3- Na Petrobras, presidente do Flamengo vai enfrentar conflito de interesse

Landim, Suarez e Pires

Adriano Pires também cogita deixar a estatal. Foto: Reprodução.

O executivo indicado para presidir a empresa, Adriano Pires, já cogita desistir do cargo também, com as mesmas razões de Landim.

Nos últimos dias, Pires tem sido pressionado a revelar os clientes para quem presta serviço em sua consultoria. Contudo, ele trabalha não apenas para a associação do setor, a Abegás, mas também para os negócios de Suarez.

Como cliente, Suarez tem uma série de interesses na Petrobras. O mais imediato tem a ver com a negociação de um acordo bilionário entre a distribuidora no Amazonas de que ele é sócio, a Cigas, e a petroleira.

Os setores jurídicos das duas companhias estão negociando há meses um acordo para encerrar todos os litígios entre as duas empresas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link