Quem é Adriano Pires, indicado por Bolsonaro para novo presidente da Petrobras

Atualizado em 28 de março de 2022 às 20:44
Quem é Adriano Pires, indicado por Bolsonaro para novo presidente da Petrobras. Ele tem pele e cabelos brancos, usa terno preto e fala ao microfone no plenário do senado.
No presidente já trabalhou para o governo Bolsonaro na Agência Nacional de Petróleo. Foto: Pedro França / Agência Senado

Adriano Pires, até então diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, foi escolhido por Jair Bolsonaro (PL) como o novo presidente da Petrobras na noite desta segunda-feira (28). Joaquim Silva e Luna, que ocupava o cargo, já recebeu o comunicado oficial de que deverá deixar o posto em breve.

Adriano Pires, que comandará a empresa, é doutor em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII (1987), mestre em Planejamento Energético pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ (1983) e formando em economia pela UFRJ (1980).

Ele atua há mais de 30 anos na área de energia dentro do Centro Brasileiro de Infraestrutura, além de ter sido assessor do diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo Bolsonaro.

Ele é conhecido por defender um governo liberal e com um estado menor, ou seja, um estilo “entreguista”. O economista não deve trabalhar para mudar a política de preço da Petrobras, o que significa que a população brasileira seguirá pagando caro pelos combustíveis e pelo gás de cozinha.

Pires também é conhecido por ser o entrevistado “preferencial” do Grupo Globo para assuntos relacionados ao Petróleo. Ele é fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), em que atua desde 2000 como diretor.

Leia mais:

1 – Em meio à pressão, Bolsonaro decide demitir presidente da Petrobras

2 – Auxiliares de Paulo Guedes querem a cabeça do presidente da Petrobras

3 – Com combustível nas alturas, Petrobras teve perdas de R$ 14 bi em um ano

Novo presidente da Petrobras substituirá gestão de Silva e Luna

A demissão do atual presidente ocorreu após uma série de atritos com o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), especialmente após a escalada nos preços dos combustíveis. Esse é o primeiro responsável pela estatal a cair durante o atual governo.

A nota foi publicada pelo Ministério de Minas e Energia depois das 19h após afirmar que “consolidou a relação de indicados do Acionista Controlador para compor o Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, a ter efeito a partir da confirmação pela Assembleia Geral Ordinária, que ocorrerá em 13 de abril de 2022”.

As mudanças feitas pelo governo são a nomeação de Rodolfo Landim para o exercício do Conselho da estatal e Adriano Pires para a presidência da empresa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link