Destaques

Guerra híbrida: analista dos EUA faz paralelo entre Ucrânia e o golpe em Dilma

Segundo analista político estadunidense baseado em Moscou, as manobras dos EUA na Ucrânia levaram forças de extrema direita ao poder. Foto: Divulgação.

É possível comparar a ingerência indireta dos Estados Unidos na Ucrânia com os protestos ocorridos no Brasil a partir de 2013, que culminaram no impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), alegou Andrew Korybko, analista político estadunidense baseado em Moscou. 

“O Brasil e a Ucrânia foram ambos vitimados pelas guerras híbridas dirigidas pelos Estados Unidos com o objetivo de fortalecer a hegemonia unipolar norte-americana”, disse ele, em entrevista ao UOL.

Leia mais:

1- EUA “aumentam tensões e criam pânico” ao impor sanções à Rússia, diz China

2- VÍDEO: Reinaldo Azevedo diz que golpe contra Dilma foi um erro

3- EUA pressionam Bolsonaro para que Brasil ajude impor sanções à Rússia

EUA levou forças de extrema-direita ao poder na Ucrânia, diz analista

Mas não é só. Korybko define ainda tanto as ações dos EUA, por meio das chamadas “guerras híbridas”, como a expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Leste Europeu, como catalisadoras do conflito Rússia-Ucrânia.

Em outras palavras,  as manobras dos EUA na Ucrânia levaram “essas forças de extrema-direita ao poder, as quais ameaçaram a minoria russa indígena [povos originários que habitam a região de Donbass devido à ideologia fascista das novas autoridades, que glorificam aqueles que colaboraram com a Alemanha nazista”.

Entenda o que são guerras híbridas

Segundo o analista, guerras híbridas são uma combinação de “revoluções coloridas” (que são incitações populares) com guerras não convencionais, entre os quais podemos citar ataques cibernéticos, contendas judiciais e retaliações econômicas.

O objetivo final, no entanto, seria o mesmo de uma guerra tradicional: substituir governos que não estejam alinhados aos interesses dos EUA.

De acordo com ele, no Brasil, a guerra híbrida teria se concentrado, principalmente, no chamado ‘lawfare’. Ou seja, na manipulação de instrumentos legais, a fim de remover seu governo multipolar democraticamente eleito e legítimo.

Já na Ucrânia, a estratégia foi organizada com base no que chama de “terrorismo urbano de extrema-direita”, conhecido hoje como a Revolução Colorida.

Quem é Andrew Korybko?

Andrew Korybko é um jornalista, analista de geopolítica russo, conselheiro do Strategic Studies and PredictionsSeu livro publicado em português Guerra Híbrida: das revoluções coloridas aos golpes aborda justamente os elementos que  levaram às quarta geração e revoluções coloridas. A obra analisa ainda a proliferação do uso das redes sociais e disseminação das fake news.

Juba Maria

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Juba Maria

Recent Posts

Sete deputados estaduais destinaram emendas para Defesa Civil do Estado em 2024

De acordo com informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), apenas sete dos…

34 minutos ago

MPF pede cassação de Castro, seu vice e presidente da Alerj por desvios

A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF) pediu a cassação do governador do Rio…

47 minutos ago

Relatório da PF questiona delações da Lava Jato e acusa Hardt, Moro e Deltan de peculato

Um relatório assinado por delegado da Polícia Federal e utilizado por Luis Felipe Salomão, corregedor-nacional…

1 hora ago

Caminhão em nome da empresa de Seif já foi apreendido com 320kg de maconha

A empresa JS Pescados, do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC), já esteve envolvida em uma…

2 horas ago

O muro da Mauá sabe o que destruiu Porto Alegre. Por Moisés Mendes

Sacos de areia foram amontoados na semana passada na base das 14 comportas do muro…

2 horas ago

Alexandre Nardoni deixa prisão após 16 anos da morte de Isabella

A Justiça de São Paulo concedeu a progressão para o regime aberto a Alexandre Nardoni,…

3 horas ago