Antes de definir candidatura, Bolsonaro declarou querer ser vice de Aécio Neves. Por Vinicius Segalla

Atualizado em 10 de outubro de 2018 às 14:19
Aécio e Bolsonaro

POR VINICIUS SEGALLA

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) quis compor uma chapa eleitoral ocupando a vaga de vice-presidente, tendo como candidato principal o tucano Aécio Neves (PSDB). Quem afirmou foi o próprio ex-capitão do Exército, em entrevista ao site econômico InfoMoney.

Quando conversou com a publicação, Bolsonaro ainda não havia decidido se candidatar à presidente, mas já tentava convencer seu partido da época, o PP, a lançá-lo ao cargo. O deputado sabia, porém, que, naquele momento – meados de 2014 – seria difícil viabilizar seu nome para aquela eleição. Assim, ser vice de Aécio Neves era o seu “plano B”.

“Se eu não for candidato, quero ser vice de Aécio Neves. Seria uma grande honra para mim”, revelou o agora candidato. Na mesma entrevista, Bolsonaro confessou algo que até hoje se mantém inalterado: o fato de que não possui conhecimentos na área de economia e finanças públicas. Na ocasião, ele prometeu que iria estudar caso viesse a se candidatar.

Como se sabe hoje em dia, a promessa não foi cumprida. Quando é perguntado sobre qualquer assunto da área econômica, orienta que perguntem a Paulo Guedes, “meu posto Ipiranga”, como define. Veja abaixo a pergunta e a resposta de Bolsonaro ao site sobre a questão:

Site InfoMoney – O que o senhor pensa sobre o mercado financeiro? Quais seriam suas medidas em relação a isso? Tomaria medidas positivas para a Bolsa?

Jair Bolsonaro- Confesso que ainda não pensei em nada nesse âmbito. Aliás, eu nem entendo muito dessa área, afinal, ninguém é perfeito, né? Tenho uma falha nesse âmbito, mas irei estudar e estruturar isso melhor caso minha candidatura seja aprovada.