Ao Meio-Dia: Daniel Cara fala da intervenção de Bolsonaro no Enem; Olavo ataca apresentador do DCM

Atualizado em 19 de novembro de 2021 às 12:23
Veja o DCM Ao Meio-Dia
Ao Meio-Dia: Daniel Cara fala da intervenção de Bolsonaro no Enem; Olavo ataca apresentador do DCM. Foto: Reprodução/YouTube

Enem é assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com Daniel Cara e Fabrício Rinaldi.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Lava Jato tinha “delação financiada” que procuradores consideravam “calcanhar de Aquiles”

2 – Exclusivo: Lula recebe o Prêmio Coragem Política em Paris

3 – Exclusivo: Crianças são expostas em live de conteúdo adulto no TikTok e um dos perfis segue no ar

Governo Bolsonaro tentou infiltrar criacionista na montagem do Enem

O governo Bolsonaro tentou incluir profissionais que não passaram em processo seletivo na montagem do Enem. Entre os infiltrados do governo Bolsonaro estava uma professora de Biologia criacionista. Também havia bolsonaristas e quatro docentes ligados à Universidade Mackenzie. No total, a lista tinha 22 nomes.

A lista teria sido feita por Danilo Dupas, presidente do Inep, com anuência do MEC. As pessoas receberiam a permissão para entrar na sala segura do Enem, ambiente que tem detectores de metal e senhas. Eles poderiam também escolher questões da prova a partir do banco de itens e acompanhar a impressão da prova na gráfica.

A relação dos nomes foi descoberta por servidores do Inep e levou a pedido de demissão do coordenador da área, que discordou da medida. A lista circulou entre funcionários e muitos se descontentaram. Após protestos, Dupas recuou e retirou os nomes da relação.

Um dos requisitos obrigatórios para integrar a equipe de colaboradores externos é a a experiência em “elaboração e/ou revisão de itens do ensino médio”. Depois de selecionados, os candidatos ainda participam de 40 horas de capacitação sobre “normas e os procedimentos técnicos exigidos para desenvolver o trabalho”.

A lista que chegou da diretoria da Avaliação da Educação Básica do Inep tinha 15 nomes de professor já aprovados e servidores. Os 22 professores que não passaram pelo processo seletivo também estavam lá. Todos faziam parte de um grupo que seria vacinado prioritariamente pelo governo.

A informação é do Estadão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O DCM AO MEIO-DIA