AO VIVO: STF julga 2º réu por atos golpistas de 8 de janeiro

Atualizado em 14 de setembro de 2023 às 15:22
Supremo Tribunal Federal (STF) julga segundo réu do 8 de janeiro. Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na tarde desta quinta (14) o julgamento do segundo réu pelo ataque terrorista de 8 de janeiro: Thiago de Assis Mathar. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com uso de substância inflamável.

Produtor rural de Penápolis (SP), Thiago foi convidado por terroristas para participar de acampamento no quartel-general do Exército em São José do Rio Preto e viajar de ônibus até a capital federal. Sua defesa alega que ele só entrou no Palácio do Planalto, onde foi preso, para se proteger de “bombas e tiros” disparados pelos agentes.

Ele admitiu que estendeu cortinas dentro da sede do governo para ajudar a entrada de outros golpistas, mas argumentou que participou de caravana “para um Brasil melhor”. O bolsonarista nega que tinha a “intenção de dar golpe ou depor o governo eleito” e que sua ida à capital federal serviria para “manifestar descontentamento”.

A acusação da PGR afirma que ele atuou na depredação do Planalto. O órgão pediu que 40 réus investigados sejam condenados a penas de até 30 anos e que eles sejam punidos de formas “exemplares”.

Veja o julgamento:

A Corte já condenou o primeiro réu pelos ataques, Aécio Lúcio Pereira. Os ministros seguiram o posicionamento do relator, Alexandre de Moraes, que entendeu que o objetivo dos terroristas era derrubar o governo Lula. O magistrado propôs uma pena de 17 anos, cumprida inicialmente em regime fechado, pelos cinco crimes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link