Após encontro com chanceler alemão, Biden faz nova ameaça à Rússia

Atualizado em 7 de fevereiro de 2022 às 20:06
Biden faz nova ameaça a Rússia
O presidente dos EUA faz nova ameaça à Rússia caso a Ucrânia seja invadida

Joe Biden faz nova ameaça à Rússia, após encontro com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Washington. O presidente dos Estado Unidos disse hoje (7) que o gasoduto Nord Stream 2, que liga os campos de produção russos à Alemanha pelo Mar Báltico e que foi alvo de sanções dos EUA, não entrará em operação se a Rússia invadir a Ucrânia.

Biden foi perguntado, durante entrevista coletiva, se o gasoduto seria incluído em sanções relacionadas a uma hipotética invasão.

“Não haverá mais um Nord Stream 2. Vamos colocar fim a isso”, disse o presidente dos EUA.

Logo em seguida, ele foi lembrado que o projeto não envolve os Estados Unidos, mas sim o governo da Alemanha, ele não mudou sua posição.

“Prometo que seremos capazes de fazer isso.”

Leia mais:

1- Biden vê “possibilidade clara” de invasão russa à Ucrânia em fevereiro

2- EUA recusam proposta de Rússia e ameaçam Putin sobre Ucrânia

3- Estados Unidos ameaçam a China caso ela ajude a Rússia a superar sanções

Nord Stream 2

A obra, que é estimada em US$ 11 bilhões, chegou a ser alvo de sanções dos Estados Unidos, que mais tarde foram retiradas pelo próprio presidente. O Nord Stream 2 é criticado pelo impacto ambiental e, de acordo com os EUA, por aumentar a dependência europeia do gás russo.

O gasoduto ainda não foi aprovado pelas autoridades regulatórias e é criticado pelos Verdes, principais parceiros dos social-democratas na coalizão de governo. Ele tem como objetivo dobrar o fornecimento de gás russo através do Mar Báltico. O primeiro gasoduto Nord Stream transporta 55 bilhões de m³ de gás anualmente para a Alemanha, o que corresponde a 49% de todo consumo do país.

Durante a reunião na tarde de hoje, os dois líderes voltaram a falar sobre duras sanções contra a Rússia, caso haja uma invasão. O chanceler, que é defensor do Nord Stream 2, não comentou diretamente a ameaça feita por Biden.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link