EUA recusam proposta de Rússia e ameaçam Putin sobre Ucrânia

Atualizado em 26 de janeiro de 2022 às 22:01
Foto de tanque de guerra em uma estrada. Está nevando, há uma fila de tanques ao fundo
EUA disseram que estão abertos ao diálogo. Foto: AP

Os Estados Unidos recusaram propostas da Rússia para solucionar crise com a Ucrânia. Os EUA disseram que estão “preparados que qualquer jeito” e que guerra no país europeu dependem das ações de Vladimir Putin.

Na declaração, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse temer um conflito iminente. A embaixada dos EUA em Kiev, capital da Ucrânia, pediu que todos os cidadãos estadunidenses deixassem o país.

O presidente da Rússia, Putin, quer que a Otan volte ao tamanho do que era em 1999, quando as ex-repúblicas socialistas ainda não participavam da organização, e que a aliança não se aproximasse da região. Blinken negou as reivindicações, mas disse estar aberto ao diálogo.

Leia mais:

1 – PCO defende Olavo e cai nas graças, novamente, dos fascistas

2 – Brasil bate 9° recorde consecutivo de casos de Covid-19

3 – Bolsonaro é o presidenciável mais rejeitado, diz nova pesquisa

Crise na Ucrânia pode se aprofundar; EUA dizem que estão abertos ao diálogo

Já há cerca de 100 mil a 175 mil soldados russos mobilizados na fronteira entre a Rússia e Ucrânia. É um número insuficiente para invadir o país, mas que pode anexar a região de Donbass.

Em 2014, Putin já havia anexado a Crimeia e apoiou rebeldes russos em uma guerra civil que já matou 14 mil pessoas.  A Rússia enxerga a Ucrânia não um país, mas um pedaço do país, já que compartilham laços étnicos, linguísticos e culturais.

Há também interesses econômicos por trás para que Putin queira a Otan e os EUA fora da região, como a presença de grandes reservas de gás na Ucrânia que abastecem a Rússica.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link