Após invasão de Kiev, presidente da Ucrânia convida Putin para negociação

Ucrânia cogita se tornar "neutra" diante da Rússia

Atualizado em 25 de fevereiro de 2022 às 9:51
Presidente da Ucrânia faz apelo aos russos. Ele usa terno preto, tem expressão séria no rosto e usa a bandeira e um mapa da Ucrânia ao fundo.
Volodymyr Zelensky afirmou que se a Rússia atacar o país irá responder à altura. Foto: Reprodução

Se manifestando nesta sexta (25), o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky ofereceu uma reunião em um café ao presidente russo Vladimir Putin, propondo negociações, segundo o Russia Today.

A proposta ocorre enquanto os combates continuam em todo o país e os confrontos já ocorrem capital do país, Kiev. Os russos invadiram a cidade hoje.

“Quero me dirigir novamente ao presidente da Federação Russa. A luta continua por toda a Ucrânia. Vamos sentar à mesa de negociações para impedir as perdas humanas”, disse Zelensky.

Fala é após uma declaração do assessor do presidente ucraniano, Mikhail Podolyak, que afirmou que o governo “sempre deixa espaço para negociações”, apesar de uma “invasão em grande escala” pelas tropas russas.

LEIA MAIS:

1 – Macron diz que ligação a Putin não teve efeito algum: “Escolheu a guerra”
2 – Secretário de Estado dos EUA diz que Putin quer derrubar presidente da Ucrânia
3 – De Trump a Putin: As previsões “furadas” dos conselheiros de Bolsonaro

O que foi dito mais cedo?

Mais cedo na sexta, Podolyak havia declarado que “se as negociações forem possíveis, elas devem ser realizadas”, deixando claro que Zelensky e seu governo estavam dispostos a discutir “status de neutralidade” caso Moscou exigisse.

Juntamente com a oferta de negociações com a Rússia, a Ucrânia deu um golpe nos países europeus que Zelensky sentiu que não mostraram prontidão “para lutar com” seu país e “ver a Ucrânia na Otan”.

Respondendo à oferta do presidente ucraniano, o Kremlin observou que era um passo positivo que as autoridades russas considerariam, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, levantou preocupações de que Zelensky não estivesse sendo honesto sobre a disposição de considerar o status de neutralidade.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link