Destaques

Após vencer perseguição política e o fascismo, Lula volta à Presidência

O presidente eleito Lula (PT)
Foto: Reprodução/Carl de Souza/AFP

Cumprindo o artigo 78 da Constituição Federal, que determina que o presidente e o vice-presidente da República eleitos tomam posse em cerimônia no Congresso Nacional, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin estarão neste domingo (1º de janeiro de 2023) em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, a partir das 15h. Ambos estarão acompanhados pelas esposas, Janja da Silva e Lu Alckmin. O rito da posse começa oficialmente às 14h30, quando Lula e Alckmin desfilarão em carro aberto pela Esplanada dos Ministério, em um trajeto de 1,4 quilômetro, até o Congresso.

Parte da cerimônia de posse deve acontecer na área externa do edifício principal do Poder Legislativo brasileiro. Antes de subirem a rampa, será hasteada a bandeira nacional e o presidente eleito passará em revista as tropas mobilizadas para o evento. Lula e Alckmin serão recebidos em seguida pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

De lá, seguem ao interior do prédio pela entrada principal. No trajeto até o plenário, os eleitos ainda serão saudados por autoridades no Salão Negro do Congresso Nacional. Conforme a Constituição, a sessão de posse é presidida pelo presidente do Congresso, cargo ocupado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Chefe de Estado

Após prestar o compromisso constitucional previsto no artigo 78, Lula será declarado empossado por Pacheco para seu terceiro mandato como Presidente da República do Brasil. Em seguida, presidente e vice assinam o termo de posse. A sessão será encerrada após falas de Pacheco e de Lula, que ainda deverá se dirigir principalmente aos parlamentares e autoridades

Após a posse, já no Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, o presidente eleito recebe a faixa presidencial e faz seu primeiro pronunciamento oficial à nação, já por volta das 16h20.

Ao receber pela terceira vez a faixa presidencial e discursar no parlatório do Palácio do Planalto, Lula (PT) vai reafirmar seu compromisso de unir e reconstruir o país, resultado do golpe que interrompeu o segundo mandato de Dilma Rousseff em 2016 e, sobretudo, dos últimos quatro anos, com a ascensão ao poder do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

Lula falará principalmente aos brasileiros mais pobres, para quem planeja montar uma nova base de proteção social e revogar medidas de Bolsonaro que levaram o país de volta ao Mapa da Fome e aprofundaram os índices de violência. Outro dos temas prioritários de seu terceiro mandato, o desmatamento da Amazônia e uma nova política ambiental também estará entre os destaques de seu discurso.

Em seguida, já como Presidente da República, Lula dará posse aos ministros de seu governo e pode assinar os primeiros atos de seu novo mandato.

Compromissos

No último compromisso da agenda oficial, às 18h, haverá recepção de chefes de Estado e representantes de países, seguido de jantar, no Itamaraty. No entanto, Lula deve passar pelos palcos do Festival do Futuro, na Esplanada dos Ministérios, para saudar o povo presente na posse.

Em seguida, já como Presidente da República, Lula dará posse aos ministros de seu governo e pode assinar os primeiros atos de seu terceiro mandato.

Na agenda oficial, às 18h, o presidente vai participar de um jantar com autoridades no Itamaraty. No entanto, Lula deve passar pelos palcos do Festival do Futuro, na Esplanada dos Ministérios, para saudar o povo presente na posse.

Festa e cultura popular para celebrar o futuro

Paralelo à agenda oficial, o Festival do Futuro começa logo cedo, às 10h, com um cortejo de manifestações populares. Um dos temas lembrados será a chamada “invasão do povo” à Esplanada dos Ministérios em 2002, para a posse do primeiro mandato de Lula.

Divididos em dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, a programação de shows começa logo após a posse institucional, por volta das 18h30. A lista é extensa e o encerramento está previsto para a madrugada da segunda-feira (2).

Confira:

  • 10h: Cortejo de manifestações populares
  • 11h: Show “Brasília de todos os ritmos”
  • 12h30: Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc e Sarah Renata
  • Intervalo para o desfile presidencial
  • 15h50: Juliano Maderada e Banda
  • Intervalo para as solenidades
  • 18h30: “Futuro Ancestral”, com Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood e Salgadinho
  • 19h40: “Outra Vez Cantar”, com Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma De Freitas
  • 20h55: “Amanhã Vai Ser Outro Dia”, com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz
  • 22h50: BaianaSystem convida Margareth Menezes
  • 0h10: Gaby Amarantos convida Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo
  • 1h10: Duda Beat convida Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra
  • 2h10: Pabllo Vittar convida Lukinhas e Urias
  • 3h10: Valesca Popozuda convida Mc Marks e Mc Rahell

O presidente eleito Lula (PT) e os cantores de sua posse. Foto: Reprodução/Montagem/RBA

Texto publicado originalmente no Rede Brasil Atual

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...

Recent Posts

Como os bolsonaristas usaram as cheias no Sul para intensificar onda de fake sobre o flagelo

Desde o início da enchente no RS os perfis bolsonaristas estão trabalhando de forma coordenada…

56 minutos ago

Morre aos 83 anos o ator Paulo César Pereio, figura emblemática do cinema brasileiro

O cinema brasileiro está de luto com a triste notícia do falecimento do aclamado ator…

1 hora ago

“Inventaram que fui linchado em abrigo no RS”, desabafa Pimenta contra fake news

"Após 10 dias vendo os gaúchos e gaúchas enfrentando a ira da natureza, confesso que…

1 hora ago

Doação milionária de Madonna ao RS era fake news, admite colunista

Após o show de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, circulou a…

2 horas ago

Mais de um terço dos brasileiros acredita que urnas foram fraudadas em 2022

Uma pesquisa recente da Genial/Quaest, divulgada no domingo (12), revelou que mais de um terço…

2 horas ago

Quatro membros de uma família são encontrados abraçados após as chuvas no RS

Uma comovente tragédia chocou a pequena cidade de Roca Sales, no interior do Rio Grande…

3 horas ago