“As mulheres estão cansadas”: feminista egípcia conta ao DCM como denunciou médico bolsonarista assediador

Atualizado em 2 de junho de 2021 às 22:43
Victor Sorrentino achou bonito assediar uma moça e postar o vídeo aqui no Brasil

Gehad Hamdy falou com o DCM nesta segunda, 2.

Fundadora da ONG Speak Up, localizada no Cairo, capital do Egito, Hamdy liderou o movimento que pôs na prisão o médico bolsonarista Victor Sorrentino por importunação sexual a uma vendedora de papiro.

O assédio foi filmado pelo brasileiro e postado em suas redes sociais (veja o vídeo no final da entrevista).

Hamdy atribui a punição à união entre feministas brasileiras e egípcias.

Após o vídeo viralizar, milhares de egípcios, estimulados pelas ações da Speak Up, começaram a se mobilizar e marcar autoridades, pedindo providências.

Detido, Sorrentino aguarda a Justiça definir sobre sua punição.

“As mulheres estão cansadas de assédio”, diz Hamdy, que contou sofrer ameaças constantes em seu país.

“Esses comportamentos não são mais aceitáveis, por isso foi necessário que ele fosse preso”.

DCM: Como você teve acesso ao vídeo e como ficou sabendo?

HAMDY: Cerca de 20 meninas brasileiras nos enviaram com tradução em inglês dizendo que era viral no Brasil. A primeira garota que nos contatou ajudou a explicar e traduzir cada palavra. Por fim pedimos a um amigo para confirmar a tradução.

DCM: Qual foi sua primeira atitude depois de tomar conhecimento? Teve contato com a mulher que foi assediada, como ela se sentiu?

HAMDY: Fiquei muito brava ao ver uma garota sendo assediada daquela forma na frente de 1 milhão de pessoas sem ela sequer saber. Ela não teve a chance de se defender. Alguns amigos entraram em contato com a vendedora, mas ela é a única que tem autoridade para falar sobre si mesma.

DCM: Acha que um comportamento como esse prejudica a reputação do povo brasileiro no seu país? 

HAMDY: De jeito nenhum. Sem o povo brasileiro, nunca saberíamos disso. Depois das denúncias é que o vídeo se tornou viral aqui também.

DCM: Qual punição vocês esperam que o assediador receba?

HAMDY: O fundamental é que todos percebam que toda ação tem consequências. E que as mulheres estão cansadas de assédio. Tais comportamentos não são mais aceitáveis, por isso foi necessário que ele fosse preso. De acordo com a lei egípcia, a pena pode ser sentenciada a um mínimo de 6 meses de prisão até 3 anos e multa. Espero que ele seja multado e proibido de entrar no Egito.

DCM: Como é a atuação da Speak Up no seu país?

HAMDY: Há muitos casos aqui sobre os quais escrevemos e o estuprador / assediador foi preso após a exposição. Estamos fazendo o nosso melhor para ajudar as vítimas. Fornecemos ajuda jurídica e psicológica. Atendemos mais de 3 mil meninas desde que começamos.

A maior impacto que tivemos foi quando iniciamos uma campanha para expor e prender Michael Fahmy e sua esposa. Michael (Egypts Rasputin). Fahmy é um pedófilo sádico serial que costumava estuprar menores com a ajuda de sua esposa.

Usou a condição de médico para convencer os menores de que o estupro faz parte da cura.

Fahmy fez mais de 100 vítimas ao longo dos anos.

Depois que 2 garotas nos contataram sobre ele, levamos o caso a sério e agora ambos estão na prisão aguardando pelo primeiro julgamento neste mês. São acusados de agredir 6 garotas e outras irão denunciá-los também.

DCM: Acredita que mobilizações como a de vocês ajudam a prevenir casos de assédio?

HAMDY: Sim. As meninas estão se tornando mais fortes.

O Egito tem as maiores taxas de assédio do mundo, um fato que não podemos negar. Para nós, o assédio é apenas culpa do assediador. É sobre a atitude da pessoa e sua capacidade de cometer tais crimes.

O próprio Victor já fez isso antes com uma garota em outro país.