As relações Brasil – África

Atualizado em 17 de novembro de 2021 às 20:14
Pauta Brasil
As relações Brasil – África – Thumb/DCM

As relações entre os dois continentes precisam ser melhor estudadas, apesar de todos avanços neste sentido durantes os governos do PT, por exemplo, quando o ensino da história da África passou a ser obrigatória no ensino básico.

Passados séculos de uma relação muitas vezes vexatória para o Brasil, como foi durante o período da escravidão e a estruturação do racismo que vivemos ainda hoje, o que sabemos é que nossa história é muito ligada à da África, seja pela alimentação, religião, cultura e na própria língua portuguesa. No mês da consciência negra, o Pauta Brasil irá discutir todos esses aspectos da relação entre os países.

O programa Pauta Brasil desta quarta-feira, 17 de novembro, irá discutir as relações entre nosso país e a África, além do racismo estrutural vivido por aqui. Com participações de Acácio Almeida e Maria Inês da Silva Barbosa, com mediação de Martvs das Chagas, secretário nacional de combate ao racismo do PT.

Acácio Almeida é professor da área de África Contemporânea do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC.

Maria Inês da Silva Barbosa é assistente social, mestre em Serviço Social, doutora em Saúde Pública e ativista dos movimentos social e negro.

Leia também:

1- Marido de Camila Queiroz dá força para atriz após saída da Globo: “Parabéns”

2- STF vai para cima e cobra explicação do Governo Bolsonaro sobre situação de indígenas

3- Após Alemanha, Bélgica e França, veja próximo destino de Lula em viagem pela Europa

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

Confira abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.