Justiça condena Assaí após segurança dá “mata-leão” em criança negra

Atualizado em 13 de fevereiro de 2022 às 21:23
Justiça condena Assaí após segurança dá “mata-leão” em criança negra. Foto de fachada de uma unidade com o nome estampado com letras brancas dentro de símbolo laranja.
Empresa recorreu da decisão, mas perdeu. Foto: Reprdoução

Na última quarta-feira (9), o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro condenou o supermercado Assaí após segurança dá “mata-leão” em criança negra de 10 anos. O caso aconteceu na unidade do bairro Jacarepaguá e empresa terá que indenizar a família em R$ 30 mil por danos morais.

A empresa recorreu da sentença, mas a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça manteve a obrigação do supermercado em pagar pela indenização.

O caso aconteceu em 2019, quando menino entrou em um supermercado junto com os pais, mas se separou deles para devolver um carrinho de compras à entrada do local. Na volta, a criança tinha um olhar assustado, chorava e o pescoço estava vermelho por ter sofrido um mata-leão de um dos seguranças.

O caso também foi acompanhado pelo Conselho Tutelar do município.

Leia mais:

1 – Assaí pode pagar até R$ 870 mil de multa por mandar homem negro tirar a roupa e provar que não roubou

 

2 – Assaí comete crime de racismo em loja e quem bomba nas redes é o Carrefour

 

3 – Homem grava VÍDEO de perseguição no Assaí e diz que foi racismo

Relatório que pede indenização do Assaí Atacadista mostra sequelas psicológicas na criança

No relatório elaborado durante as investigações, foi concluído a partir das avaliações psicológicas que: “Nas avaliações/testes HTP e Rorschach apresentou no levantamento dos mesmos os principais traços: medo, insegurança, autoestima baixa, introversão, depressão e ansiedade. Relatou durante as sessões que nunca mais iria entrar em um mercado ou atacadista Assaí pois sentia muito medo. Relatou pesadelos, receio de dormir sozinho no quarto. Trouxe questões sobre a violência sofrida e sobre as crises de pânico só de lembrar do fato ocorrido. Durante alguns meses não sentiu a vontade de sair na rua entrando em isolamento. Mesmo com os pais se sentia inseguro uma vez que quando ocorreu a violência no atacadista os pais estavam com ele no local e os irmãos. Conforme o tratamento foi acontecendo Nicolas Davi foi apresentando melhoras significativas em relação ao isolamento, insônia, insegurança de sair nas ruas e pânico (…)”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link