Assange sofre derrame em prisão de segurança máxima

Atualizado em 11 de dezembro de 2021 às 22:25
Assange Julian problema saúde
Julian Assange sofreu um derrame

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, teve um derrame na prisão de Belmarsh, no Reino Unido. A revelação foi feita pela noiva dele, Stella Moris, na noite de sexta (10).

Preso desde 2019, o australiano de 50 anos está em uma penitenciária de segurança máxima, sob prisão preventiva. Ele batalha contra o processo de extradição para os Estados Unidos. O ativista tem 18 processos criminais lá.

O governo americano entrou com um processo contra o jornalista porque o WikiLeaks publicou uma série de documentos e vídeos, em 2010 e 2011, a respeito da operação militar do país no Afeganistão e no Iraque.

O jornalista teve o problema de saúde na sua última audiência do processo de extradição, no fim de outubro. Ele sofreu um acidente vascular isquêmico. A informação só foi revelada agora. Ficou com a pálpebra direita caída, perdeu parte da memória e apresentou sinais de danos neurológicos por causa do estresse.

Leia mais:

1 – Ricardo Salles segue ordem de bolsonaristas para detonar Weintraub

2 – VÍDEO: Embarcando para o exterior, Moro puxa o saco do velho aliado Barroso

3 – Maria do Rosário detona Bolsonaro após decisão de Barroso: “Fora genocida!”

Em busca de vingança, CIA planejou sequestro e assassinato de Assange

Supostas propostas para sequestrar Assange teriam sido feitas pela CIA, de acordo com informações dos jornalistas Zach Dorfman, Sean D. Naylor e Michael Isikoff. O Yahoo News ouviu mais de 30 ex-funcionários dos Estados Unidos. Eles trabalhavam no governo de Donald Trump. Todas essas ações faziam parte da guerra do governo americano contra o WikiLeaks.

Também foi discutido pelo alto comando da CIA e o governo Trump de matar Assange. “As discussões sobre o sequestro ou assassinato de Assange ocorreram ‘nos escalões mais altos’ do governo Trump”, declarou um funcionário da agência americana.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link