Asteroide do tamanho de ônibus passará perto da Terra

Atualizado em 25 de dezembro de 2021 às 23:21
A Terra, vista do universo, com um asteroide perto
Asteroide passará pertinho da Terra – Foto: Ilustração

Um asteroide do tamanho de um ônibus está próximo de passar perto da Terra nos próximos dias. A informação foi dada pelo Sputnik com base em detalhes divulgados pela Nasa. Nomeado 2014 YE15, o asteroide estará numa distância considerada próxima da Terra no dia 06 de janeiro. Mesmo assim, a agência espacial americana explica que não há risco.

O 2014 YE15 estará a uma distância de 7,4 milhões de quilômetros da órbita terrestre logo no início do ano. Além da proximidade, o tamanho do objeto chama a atenção, já que ele tem aproximadamente o tamanho de um ônibus. Mesmo assim, segundo cálculos da própria Nasa, não há com o que se preocupar. Isso porque, são considerados potencialmente perigosos, asteroides com menos de 7,5 milhões de distância e tamanho superior a 50 metros.

Leia também

1 – Biden é ofendido com meme de Trump ao atender ligação de Natal

2 – Pai de Tiago Leifert entra na treta, defendo o filho e diz que nunca o beneficiou na Globo

3 – Chico Buarque aparece com cartaz de Lula e enlouquece a web

Asteroide

Outro evento, esse ainda em 2021, também vem chamando a atenção da agência. No dia 29 de dezembro, um asteroide com 149 metros estará muito mais próximo da Terra que o 2014 YE15, pois estará a 3,54 milhões de quilômetros do planeta. Mesmo assim, a Nasa vem monitorando e não vê grande risco de algum incidente acontecer.

Ainda assim, é importante lembrar que acidentes acontecem com asteroides passando perto da órbita terrestre. Em 2013, um objeto de 20 metros explodiu nas proximidades de uma cidade russa, danificando vários prédios na região. Além disso, cerca de 1,5 mil pessoas relataram ter sofrido algum tipo de lesão por causa do evento.