Publicidade

Ataques cibernéticos a empresas e funcionários. Como se proteger?

As ameaças a quem trabalha em home office continuam a aumentar, e cabe a você saber como se proteger.

O número de ataques via e-mail a dados e informações tem aumentado bastante ao redor do mundo inteiro, e a grande maioria das organizações e empresas acham que é inevitável que elas eventualmente sejam vítimas desses ataques.

O problema é que, mesmo com o crescimento desse tipo de ataque, as empresas não oferecem nenhum tipo de treinamento ou dica para seus funcionários aprenderem a identificar esse tipo de ataque.

Esse problema se tornou ainda mais complicado com o advento do COVID-19. Muitas empresas e companhias acabaram aceitando que seus funcionários trabalhassem em home office, e esses funcionários continuam sem receber nenhum tipo de treinamento.

Esses ataques podem ser desde apenas um e-mail com links, ou anexos maliciosos, até tentativas de se passar por executivos, a fim de fazer transferências financeiras de forma fraudulenta.

Como as empresas devem proteger seus funcionários e suas informações

A melhor maneira de qualquer empresa evitar esse tipo de ataque é por meio de treinamentos. Informar seus funcionários sobre como se proteger deste tipo de ataque é essencial. É importante que eles saibam quais são os principais meios de ataque, e quais são os golpes mais recentes.

Educar e treinar os funcionários não apenas vai proteger os dados da empresa, mas também vai trazer mais consciência para essas pessoas no seu dia a dia. Mas a responsabilidade principal é da empresa, que deve sempre estar monitorando as atividades dentro do network da companhia.

Esse tipo de monitoramento de dados pode ser extremamente eficaz, já que é possível, dessa forma, identificar vazamentos, assim como ações não rotineiras por parte dos funcionários. O monitoramento de dados também faz com que os funcionários estejam sempre atentos, desencorajando o acesso a sites e páginas que não estejam relacionadas ao trabalho.

Restringir o acesso de usuários 

Companhias e empresas que usam sistemas que restringem o acesso de certos usuários de seus sistemas, de acordo com sua função, também estão dando um passo positivo em direção à mitigação de riscos relacionados a ataques de hackers.

Os funcionários não devem ter acesso a tudo o que está presente no sistema, limitando esses usuários a um nível de acesso mínimo, com poucos privilégios dentro do sistema em si, tudo de acordo com a função que estão exercendo. 

Usuários que não estão ativos devem sempre ser excluídos, já que esses “fantasmas” ainda têm acesso aos dados do sistema, e hackers podem utilizá-los para passarem despercebidos pelo monitoramento e realizar ataques cibernéticos.

Acesso remoto do sistema através de um VPN

Muitos sistemas permitem que o acesso remoto a seu banco de dados seja feito, e muitas vezes isso é extremamente necessário. Por conta disso, é importante proteger o usuário de ataques, já que caso seja interceptado, os dados e informações da empresa podem acabar em mãos erradas.

Uma forma eficaz de fazer isso é através do uso de um VPN de alta qualidade, por meio do qual os usuários que têm acesso amplo ao sistema da companhia ficam protegidos. O VPN, inclusive, deve ser utilizado por quem trabalha em home office, já que ele serve como um sistema de segurança para seus dados de acesso.

Home office, COVID-19 e a proteção de seus dados

Por mais que as empresas e companhias tenham sua parcela de responsabilidade, a verdade é que você, como funcionário e como internauta de forma geral, deve aprender a proteger seus dados e informações, mantendo-se sempre em dia com as novidades tecnológicas para saber o que há de novo no mercado.

Entender como os ataques cibernéticos acontecem é apenas o primeiro passo para começar a se proteger, o segundo é entender que seu comportamento de acesso a sites e outras informações na internet é algo privado, e que não deve ser concedido a qualquer site que peça isso por meio de cookies. 

Este momento de pandemia ainda não tem um fim certo, e até lá, os ataques continuarão acontecendo, e sempre haverá algum tipo de golpe novo no mercado. É importante estar sempre atualizado para evitar cair em algum tipo de fraude, afinal de contas, certos ataques têm como objetivo fazer transações bancárias fraudulentas, e podem atingir diretamente o seu bolso!

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

41 minutos ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

1 hora ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

1 hora ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

2 horas ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

2 horas ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

3 horas ago