Autor de chacina em bar de MT vira réu e tem prisão preventiva decretada

Atualizado em 24 de março de 2023 às 18:49
Edgar Ricardo de Oliveira, autor da chacina em um bar de Sinop (MT). Foto: Reprodução

O autor da chacina que matou sete pessoas em um bar de Sinop, Edgar Ricardo de Oliveira, se tornou réu após a juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, da 1ª Vara Criminal de Sinop, acolher na quinta-feira (23) uma denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

O acusado se tornou réu por sete homicídios qualificados, furto e roubo majorado. A justiça também converteu a prisão temporária em prisão preventiva.

“Assim, como se observa das peças carreadas nos autos, a gravidade da conduta praticada está revelada diante das circunstâncias em que foi desenvolvida a ação, a qual, inclusive, gerou repercussão nacional, diante da excepcionalidade do caso. Portanto, é certo o perigo gerado pelo estado de liberdade do denunciado, posto que os dados fáticos são suficientes para demonstrar que o caso em apreço vai além da normalidade do tipo penal em comento, constituindo fundamentação idônea para a decretação do custodiado preventivamente”, diz a juíza em trecho da decisão.

Zacarkim ainda determinou o sigilo dos laudos do local do crime e de necropsia, para “preservar as imagens das vítimas”.

Ezequias Souza Ribeiro, um dos responsáveis pela chacina do MT. Foto: Reprodução

A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Sinop ainda colocou duas qualificadoras – que podem aumentar as penas: motivo torpe, emprego de meio cruel, por meio que resultou perigo comum e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Além de responder por mais uma qualificadora, por ter matado a adolescente Larissa de Almeida Frazão, de 12 anos.

Segundo o Ministério Público, os delitos foram perpetrados por meio que resultou perigo comum, visto que o denunciado Edgar efetuou disparos de armas de fogo em estabelecimento comercial com várias pessoas, bem como em direção à rua, colocando em risco número indeterminado de pessoas.

Em fevereiro, Edgar e Ezequias Souza Ribeiro foram flagrados executando sete pessoas em um bar após perderem uma partida de sinuca. Edgar está preso e Ezequias morreu após confronto com policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais).

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link