Cedendo a interesses do Planalto, Banco do Brasil dificulta acesso a empréstimos para governadores da oposição

Atualizado em 30 de janeiro de 2022 às 19:16
Foto de Renan Filgo com camisa branca, gravata azul com bolinhas e bandeira do Brasil e de Alagoas ao fundo. Ele tem pele branca e cabelo preto.
Governadores afirmam haver entraves na obtenção de recursos: Foto: Reprodução

Governadores de oposição ao governo acusam o Banco do Brasil (BB) de dificultar a obtenção de empréstimos a estados administrados por forças políticas que possuem discordância com a administração de Jair Bolsonaro (PL).

O governador de Alagoas Renan Filho (MDB), filho do senador Renan Calheiros, afirmou que estava em diálogo com o Banco do Brasil sobre a possibilidade de um empréstimo, mas a instituição desistiu. Renan Filho classificou o ocorrido como “ingerência política”.

Renan Calheiros, pai do governador, foi relator da CPI da Covid, que revelou os escândalos do governo Bolsona na compra de vacinas e administração da pandemia. Calheiros é um dos maiores críticos do presidente no Senado.

Leia mais:

1 – Filho de prefeita em Goiás morre eletrocutado aos 21 anos

2 – No Paraná, Lula lidera e Moro é nanico, diz pesquisa

3 – Centrão começa a abandonar Bolsonaro e manda recado: “Queremos Lula”

Banco do Brasil destinou mais recursos para aliados do governo

O BB possui um sistema de avaliação que vai de A a D, de acordo com a capacidade de pagamento dos estados, apenas aquela com notas A e B são autorizados a fechar o acordo.

No entanto, Alagoas e Bahia (governada por Rui Costa, do PT), possuem nota B e encontram dificuldades em realizar empréstimos com o banco.

Em 2021, foram cerca de R$ 5,35 bilhões destinados aos estados da federação, quem mais recebeu recursos foram Paraná e Amazonas, que possuem governadores aliados de Bolsonaro. Ceará e Piauí aparecem em terceiro e quinto lugar respectivamente, ambos são governados pelo PT.

Em nota, o Banco do Brasil disse que “o BB obedece exclusivamente a critérios técnicos na concessão de crédito a estados e municípios. Toda contratação de operações para o setor público segue estritamente as exigências legais dos órgãos reguladores, a avaliação de crédito e os interesses negociais do BB”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.