Barroso detona Bolsonaro sobre vazamento de dados

Atualizado em 1 de fevereiro de 2022 às 20:17
Foto de Barroso com terno preto, gravada azul com branco. Ele tem cabelo grisalho e braços levantados formando um ângulos de 90 graus.
Delegada da Pf disse que Bolsonaro teve relação direta com o crime de vazamento de dados. Foto: Evaristo Sa / AFP

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) por causa do vazamento de dados de uma investigação sigilosa que apura ataque hacker à Corte. Barroso disse que Bolsonaro colocou os dados expostos a “milícias digitais e hackers” que queiram invadir o sistema do TSE.

A declaração foi feita durante a primeira sessão solene de 2022, nela Barroso disse que “Ninguém fornece informações que possam facilitar ataques invasões e outros comportamentos delituosos. Tudo aqui é transparente, mas sem ingenuidades. Sempre lembrando que informações sigilosas que foram fornecidas à Polícia Federal para auxiliar uma investigação foram vazadas pelo próprio presidente da República em redes sociais, divulgando dados que auxiliam milícias digitais e hackers de todo mundo que queiram invadir nossos equipamentos”.

Leia mais:

1 – Barroso suspende decisão que restringia ações da Funai em terras indígenas não homologadas

2 – Líder nas pesquisas fez a declaração em vídeo

3 – VÍDEO: “Moro é insignificante”, diz Lula

Investigação contra Bolsonaro está em andamento

A divulgação dos dados feita por Bolsonaro fizeram a Corte a entrar com uma investigação contra o presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). O chefe do executivo faltou na semana passada a um depoimento marcado para que pudesse esclarecer o assunto. A Advocacia-Geral da União (AGU) disse que a investigação do ataque hacker não ocorria em segredo, já a delegada da Polícia Federal disse que informações eram sim sigilosas.

Bolsonaro fez divulgação a fim de questionar a segurança das urnas eletrônicas, embora o ataque não tivesse qualquer relação com o funcionamento dos equipamentos de votação. Denisse Dias Ribeiro, delegada da PF, disse que Bolsonaro teve “atuação direta, voluntária e consciente” no crime de violação das informação sigilosas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link