VÍDEO: Barroso sobre passaporte da vacina: “Para evitar que as pessoas morram”

Atualizado em 13 de dezembro de 2021 às 20:53
Barroso
Barroso falou sobre o passaporte da vacina

Luís Roberto Barroso, do STF, disse nesta segunda (13) que a Corte tomou atitude “mais conservadora possível” sobre a saúde da população. O ministro foi perguntado sobre a ordem que ele deu para que fosse obrigatório o passaporte da vacinação para todos os viajantes que desembarcam no Brasil.

De acordo com o Barroso, a determinação tirou a alternativa entre o comprovante e a possibilidade de quarentena. A quarentena agora é restrita apenas para passageiros que não podem tomar vacina por questões médicas. Ou com viajantes de países com pouca oferta de imunização.

“Parece evidente que, se milhares de pessoas optassem pela quarentena em lugar da vacina, simplesmente não haveria condições de monitorar e o risco seria grande. Nós conseguimos no Brasil uma vacinação muito ampla”, explicou.

“O Brasil é um país exemplar em matéria de vacinação. Conseguimos conter o número de mortes, está abaixo de 200 a média. Portanto, não devemos facilitar nessa matéria”, acrescentou o ministro.

“O Supremo tem uma tradição de aplicar o que se chama do princípio da precaução. Tratando de vida e saúde, adotamos a medida mais conservadora possível para impedir que as pessoas morram”, concluiu.

Leia mais:

1 – Ex-presidente do Inep morre aos 66 anos, vítima de um câncer

2 – Paulo Coelho detona Alvaro Dias ao errar letra de música em foto com Moro e Dallagnol

3 – Aula de encerramento: Evolução do pensamento desenvolvimentista no Brasil

Decisão de Barroso

A decisão do ministro vai ser julgada pelo plenário do STF na quarta (15). O Governo Bolsonaro prepara uma portaria para seguir a ordem de Barroso. O magistrado acatou a ação feita pela Rede Sustentabilidade.

O partido apontou uma omissão do Governo Federal sobre o caso.

Confira o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.