Bicentenário da Independência: uma história inacabada

Atualizado em 8 de outubro de 2021 às 20:39
Thumb/DCM
Bicentenário da Independência: uma história inacabada – Thumb/DCM

O programa Pauta Brasil, desta sexta-feira, 8 de outubro, irá discutir o bicentenário da Independência, uma história inacabada. Estão confirmadas as presenças de Claudia Wasermann, Lincoln Penna e Gilberto Maringoni, com mediação de Vivian Farias, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo.

De 1822 até hoje, o Brasil é realmente independente? Neste debate, os convidados do Pauta Brasil buscarão articular a independência formal, como Estado-Nação, com a independência econômica e geopolítica, colocando em pauta os temas da soberania e do desenvolvimento nacional autônomo.

Leia também

1- Sindicato pede para MP investigar Editora Abril, que publica Veja

2- Herdeiros da Abril aparecem com offshores nos Pandora Papers

3- Com dízimos em queda, medalhões evangélicos aconselham Bolsonaro: “Controla a inflação na canetada”

Conheça os participantes

Claudia Wasermann é historiadora, professora titular da UFRGS e coordenadora brasileira do convênio Capes/Mercosul, que congrega universidades brasileiras, argentinas e uruguaias.

Gilberto Maringoni é professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC.

Lincoln Penna é doutor em História, professor aposentado da UFRJ.

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h.

Confira abaixo: