Apoie o DCM

Sindicato pede para MP investigar Editora Abril, que publica Veja

Editora Abril
Prédio de 8 andares da antiga sede da Editora Abril, em São Paulo; – Foto; Reprodução/imoveiscomdesconto

Nesta quinta (06), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo pediu que o Ministério Público investigue irregularidades no processo de recuperação judicial da Editora Abril.

O pedido foi baseado na série Pandora Papers, que revelou que os irmãos Civita omitiram 3 offshores da declaração de bens feita no início do processo que culminou na venda da empresa, em 2018.

Na ação, o sindicato pede que o Ministério Público adote as medidas necessárias para investigar a conduta dos irmãos Giancarlo Francesco, Victor e Roberta Anamaria. Com informações do Poder 360.

Leia também

1; VÍDEO; Queiroga compara mortes por Covid com doenças do coração e uso de máscaras com preservativos

2; VÍDEO; Moradores de Campinas recebem presidente com gritos de “genocida” e “Fora, Bolsonaro”

3; Bolsonaro diz que recebeu proposta para mudar indicado ao STF: “A gente resolve a CPI”

O que diz o sindicato

“Desta feita, aguarda a presente Entidade que seja aplicado todo o rigor da lei aos ex-acionistas das Recuperandas, haja vista o fato de terem no mínimo com sua incompetência administrativa, lesado centenas de trabalhadores”, diz ainda o texto.

Segundo a entidade, eles podem, em tese, ter infringido os artigos 168 e 171 da lei de recuperação judicial de empresas (11.101/2005).

Os documentos que mostram a atividade offshore da família Civita foram obtidos pelo ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, na sigla em inglês), uma entidade sem fins lucrativos com base em Washington D.C., nos Estados Unidos.