Biden condena ataque à Ucrânia: “O mundo responsabilizará a Rússia”

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 7:13
Biden e Putin
Biden e Putin. Foto. AFP

Presidente dos EUA, Joe Biden, condenou a operação militar da Rússia na Ucrânia, não provocada e injustificada, em comunicado da Casa Branca enviado à imprensa no início da madrugada desta quinta (24).

Para o presidente americano, o presidente Vladimir Putin escolheu uma “guerra premeditada” e “que trará uma perda catastrófica”, diz o UOL.

“As orações de todo o mundo estão com o povo da Ucrânia esta noite, que sofre um ataque não provocado e injustificado das forças militares russas. O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano.

A Rússia sozinha é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia”.

“Estarei monitorando a situação da Casa Branca esta noite e continuarei recebendo atualizações regulares de minha equipe de segurança nacional. Amanhã, me encontrarei com meus colegas do G7 pela manhã e depois falarei com o povo americano para anunciar as consequências futuras.

Os Estados Unidos e os nossos Aliados e parceiros irão impor à Rússia este ato desnecessário de agressão contra a Ucrânia e a paz e segurança globais.

Também coordenaremos com os nossos aliados da Otan para garantir uma resposta forte e unida que impeça qualquer agressão contra a Aliança. Esta noite, Jill e eu estamos orando pelo corajoso e orgulhoso povo da Ucrânia”, completou.

LEIA MAIS:

1; VÍDEO – Presidente americano fica em silêncio ao ser perguntado se “subestimou Putin”
2; A estratégia de Putin e a agonia do poder imperial e unipolar dos EUA. Por Jeferson Miola
3; Após enviar tropas à Ucrânia, Putin diz que está pronto para negociar

O que Putin fez?

Em um pronunciamento transmitido em cadeia nacional, na noite desta quarta (23), o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou a aquilo que definiu como “operação militar especial” da Rússia no leste da Ucrânia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link