Bolsonaristas desistem de participar da posse de Milei na Argentina

Atualizado em 5 de dezembro de 2023 às 15:34
Javier Milei, presidente eleito da Argentina. Foto: Agustin Marcarian/REUTERS

Pelo menos 14 parlamentares e políticos bolsonaristas desistiram de viajar para participar da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que ocorre no próximo domingo (10) em Buenos Aires. Segundo o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que organiza a comitiva, eles desistiram para participar de ato no próximo fim de semana.

“Tínhamos 44 confirmados, mas 14 desistiram para participar das manifestações do dia 10/12. Até agora são 30 parlamentares. Mas, devido às manifestações do dia 10/12, pode haver mais algumas baixas”, afirmou Gayer à coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

A manifestação citada foi organizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que devem se reunir em um ato contra a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) na data. Outras desistências também ocorreram por conta de uma “missão” de parlamentares a Israel.

O ex-presidente foi convidado por Milei para participar da cerimônia logo após o resultado das eleições argentinas serem divulgados. Bolsonaro deve viajar junto da ex-primeira-dama Michelle, do chefe do PL, Valdemar Costa Neto, e alguns governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O presidente Lula, que foi convidado para participar do evento recentemente, enviará o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como seu representante. Durante a campanha eleitoral na Argentina, ele foi chamado de “corrupto” e “comunista” por Milei.

O petista, que reconheceu o resultado da disputa sem citar Milei nas redes sociais, quer manter uma relação de “Estado” com o novo governo argentino.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.