Por que os bolsonaristas não querem que jovens tirem título de eleitor

Atualizado em 25 de março de 2022 às 12:34
Campanha pelo voto de idosos no Instagram de Carla Zambelli
Campanha pelo voto de idosos no Instagram de Carla Zambelli

Enquanto o PT incentiva o eleitorado mais jovem a regularizar o título de eleitor e votar contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro, bolsonaristas estão fazendo o contrário. Desde o início do ano, apoiadores do chefe do Executivo têm feito um apelo para os idosos irem às urnas.

Após a cantora Anitta pedir que os jovens entre 16 a 18 anos acertem a documentação para votar nas eleições presidenciáveis de 2022, os fãs de Bolsonaro ficaram em polvorosa. Fiel escudeira bolsonarista, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) inventou a “campanha do voto veterano”.

Em seu perfil do Instagram, com mais de 2 milhões de seguidores, ela publicou um banner com uma foto de vários idosos reunidos que diz: “Somos 37,8 milhões de brasileiros com mais de 60 anos e 31,89 milhões de brasileiros com mais de 70 anos. Votem nas eleições, pois somos muitos!”

Veja a fala de Anitta:

Leia mais:

1 – Eleições 2022: Bolsonaro diminui distância, mas Lula vence com folga no 2º turno

2 – Bolsonaro diz que crise pode causar “guerra da segurança alimentar”

3 – VÍDEO: Bolsonaro inventa desculpa para explicar preço da gasolina a apoiadores

Por que os bolsonaristas incentivam o voto de idosos?

Pesquisa mostra rejeiçao de jovens a Bolsonaro
Pesquisa mostra rejeiçao de jovens a Bolsonaro

Em publicação no Twitter, o Bolsoflix, plataforma criadora de conteúdos anti-Bolsonaro, explica a campanha dos seguidores de Bolsonaro pelo “voto veterano”. O texto traz algumas pesquisas de opinião que mostram que o maior público que rejeita o presidente tem entre 16 e 24 anos de idade.

Segundo levantamento do BTG/FSB, 67% dos jovens avaliam o governo como ruim ou péssimo. Entre pessoas acima de 60 anos, o número é muito menor, apesar de incluir uma parcela significativa deste grupo. 49% avaliam Bolsonaro negativamente.

Os jovens de 16 a 17 anos são o público que menos tira o título de eleitor desde 1992. A pesquisa aponta motivos para alguns não votarem ou rejeitarem Bolsonaro.

A rejeição dos jovens a Bolsonaro

Lula faz "sarrada"
Lula faz “sarrada” com militantes jovens na rua

O que mais revolta os entrevistados é a postura do mandatário durante a pandemia. Grande parte deles perdeu familiares para a Covid-19. Em segundo lugar, eles citam as declarações preconceituosas de Bolsonaro. Ele é conhecido por ofender mulheres, homossexuais, indígenas e outras minorias.

De acordo com a última pesquisa do Ipespe, o ex-presidente Lula tem uma larga vantagem sobre Bolsonaro entre o eleitorado jovem. O petista soma 43% das intenções de voto de pessoas com 16 a 34 anos, enquanto Bolsonaro apresenta somente 21%.

“Voto não muda nada no Brasil”, disse Bolsonaro nos anos 90

Em entrevista na década de 90, a mesma em que se disse favorável à tortura durante a ditadura militar, o então deputado federal afirmou que o voto “não muda nada no Brasil”.

“Através do voto, você não muda nada no Brasil. Só vai mudar quando tivermos uma guerra civil. Tem que matar uns 30 mil”, defendeu ele.

Assista:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link