Eleições 2022: Bolsonaro diminui distância, mas Lula vence com folga no 2º turno

Atualizado em 24 de março de 2022 às 17:24
Lula e Jair Bolsonaro em tela dividida
Lula e Jair Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto para Presidente da República no primeiro e no segundo turno, de acordo com a pesquisa mais recente do DataFolha, divulgada nesta quinta-feira (24). O atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), diminuiu a diferença, mas ainda não ameaça desbancar o petista. A rejeição de Bolsonaro também diminuiu e agora é de 55%, cinco pontos percentuais a menos do que na pesquisa de dezembro.

No cenário de segundo turno que coloca Lula e Bolsonaro frente a frente, o ex-presidente aparece com 55% das intenções de voto, contra apenas 34% do atual chefe do Executivo. A diferença, que agora é de 21 pontos, já foi maior: em dezembro, a vantagem de Lula era de 29 pontos percentuais.

Na pesquisa DataFolha do final de 2021, o petista liderava com 59%, contra 30% do atual presidente. Bolsonaro avançou não só na simulação de segundo turno com Lula, que é o cenário mais provável de acontecer, mas também em cenários com outros candidatos.

Leia mais:

1. Milton Ribeiro e pastores são convidados para se explicar ao Senado

2. Lula e Leonel Radde são ameaçados de morte por neonazistas

3. VÍDEO – Mendigo que apanhou de personal simpatiza com Bolsonaro: “Votei pela facada”

No primeiro turno, Lula também lidera com folga

Lula também tem uma boa vantagem contra Bolsonaro no primeiro turno, de acordo com o DataFolha. Ele aparece na liderança, com 43% das intenções de voto, e Bolsonaro em segundo lugar, com 26%. Em dezembro, o petista tinha 48% e o atual presidente 22%, o que mostra que a diferença diminuiu.

A terceira via segue em baixa. Em terceiro lugar aparece Sergio Moro (Podemos) com 8%, em quarto Ciro Gomes (PDT) com 6%. João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) somam 2%. E empatados com 1% estão Vera Lúcia (PSTU), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link