Bolsonaro lamentou que o Brasil não dizimou os indígenas

Atualizado em 18 de março de 2022 às 17:11
Imagem do Diário da Câmara dos Deputados de abril de 1998. Está escrita a transcrição do discurso de Bolsonaro, que é o seguinte: "Até vale uma observação neste momento: realmente a cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a Cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema no país”.
Trecho de discurso feito por Jair Bolsonaro em 1988 na Câmara, quando era deputado federal. Foto: Reprodução/GloboNewslsona

O blog acordou com a notícia de que Bolsonaro vai ganhar a medalha do mérito indigenista. Por coerência, ele deveria repassar a honraria para a Cavalaria Americana, a quem ele já homenageou na Câmara dos Deputados por ter dizimado os indígenas no passado. O então deputado Jair Bolsonaro ainda lamentou que a cavalaria brasileira não tivesse agido da mesma forma. “Foi incompetente”, sentenciou.

Leia mais:

1. Alckmin confirma ida ao PSB e dá último passo para ser vice de Lula

2. Rodrigo Maia poderá abandonar a política

3. Aliados e ex-secretários: Saiba quem Alckmin levará para ato de filiação ao PSB

O discurso está transcrito no Diário da Câmara dos Deputados, na edição de 16 de abril de 1998. Disse Bolsonaro:

“Até vale uma observação neste momento: realmente a cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a Cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema no país”.

Depois, bem ao estilo Bolsonaro, que fala o que pensa e deixa uma frase para como seguro político-jurídico, ele acrescenta: “se bem que não prego que façam a mesma coisa com o índio brasileiro”.

O garimpo ilegal sabe bem da sinceridade desta última frase.

Publicado originalmente no jornal Radar Amazônico

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link