Bolsonaro engana YouTube para fazer live

Atualizado em 28 de outubro de 2021 às 23:12
Bolsonaro em live
Bolsonaro fez live curta nesta quinta – Foto: YouTube/Reprodução

Com canal suspenso no YouTube desde segunda (25), o presidente Jair Bolsonaro achou um jeito de enganar a plataforma para fazer suas lives semanais. Nesta quinta (28), o mandatário fez a transmissão ao vivo pelo canal do filho Carlos Bolsonaro.

O presidente está proibido de subir novos conteúdos em seu canal por uma semana. A decisão veio ao ter vídeo em que associava a vacina contra Covid-19 a casos de AIDS removido pela plataforma. Bolsonaro violou as diretrizes do YouTube.

A suspensão ocorre porque o presidente já havia recebido alerta em julho, quando teve removidos 15 vídeos “por violar as políticas de informações médicas incorretas sobre a Covid-19”. Caso reincida três vezes em 90 dias, Bolsonaro poderá ter seu canal banido.

Leia também:

1- O Facebook vai mudar de nome? O DCM explica

2- Aras toma providências após receber relatório da CPI

3- TSE avisa: “Questionar a urna é normal, espalhar fake news é crime”

Bolsonaro fez live curta e enfatizou que não espalhou fake news

Bolsoanro embarcou para a Itália na noite desta quinta-feira (28), por volta das 20h. Em virtude da reunião de cúpula do G20, em Roma, o mandatário adiantou a live de hoje para as 17h. A transmissão durou pouco mais de 17 minutos.

O presidente afirmou, em live, que a “polêmica” sobre a relação entre vacinas e aids “está desfeita”. Bolsonaro disse que a revista Exame “reconheceu” que fez “matéria semelhante ano passado” sobre a relação dos imunizantes e da doença. Declarou que sua fala sobre o assunto “não foi nenhuma fake news”. Bolsonaro responsabilizou a revista Exame pela associação entre vacinas e HIV.

“Agora, depois que a revista ‘Exame’, 2 dias depois da minha live, falou que a comunidade científica estava insatisfeita comigo dada a minha declaração, a ‘Exame’ reconhece que fizeram matéria semelhante ano passado e não foi nenhuma fake news da minha parte. Foi uma reprodução de matérias publicadas em revistas científicas”, declarou.

Confira a live na íntegra abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.