Lula ou Moro: Bolsonaro confessa em quem votaria se ficar fora do segundo turno

Atualizado em 5 de dezembro de 2021 às 14:26
Bolsonaro, Lula e Moro em imagem dividida
Bolsonaro vai anular- Foto: Reprodução

Bolsonaro está disposto a ir ao segundo turno e tentar garantir sua reeleição. Com a imagem arranhada, porém, o presidente sabe que enfrentará dificuldades. Com a crescente de Moro, se descolando da terceira via e aparecendo com chances, ele terá de escolher. A aliados, o presidente vem confidenciando em quem votaria, caso ficasse fora do segundo turno.

Oficialmente, Bolsonaro ainda nem cogita abandonar a reeleição, embora já seja pressionado por aliados. Mesmo assim, cada vez mais ele considera real a chance de ficar fora do segundo turno em 2022. Neste cenário, o presidente teria que fazer uma escolha entre os dois adversários. “Publicamente, ele não vai apoiar nenhum e criticará o sistema”, avisou um aliado.

A mais de uma pessoa, Bolsonaro deixou escapar que não consegue cogitar uma escolha. “Vou fazer o Estadão”, brincou se referindo ao Editorial “Uma Escolha muito difícil” feito pelo jornal. Mas no entorno do presidente, todos avaliam que ele irá anular o voto. Antes, poderia até pensar em votar no ex-juiz, mas agora não vê mais essa possibilidade. “Fui traído”, teria dito.

Leia também

1 – Bolsonaro diz que preço do combustível vai cair nessa semana

2 – Presidente ou Presidenta? Entenda a polêmica e descubra qual o jeito certo de falar

3 – Quem era Carlos Marighella, que virou filme e que completa 110 anos de nascimento

Lula ou Moro

Pessoas ligadas ao presidente lembram que uma vitória de Moro prejudicaria muito o bolsonarismo. “Para ele seria como se o tivessem trocado por um genérico”, explica uma fonte com contato no Planalto. Mas por outro lado, se Lula comandar, pode enterrar de vez os planos da trupe voltar ao poder anos depois. “O PT sabe vencer eleições”, comentou uma pessoa do grupo.

A favor de Lula, pesa o fato de que ele tem pensamentos antagônicos. “Lula vai na direção oposta ao bolsonarismo, Moro é uma via lateral”. Com isso, para manter o próprio Bolsonaro vivo, alguns argumentam que uma vitória de Lula seria o ideal. Por outro lado, se Moro vencer, o grupo ideológico do presidente pode tentar se agarrar ao poder. O fato é, Bolsonaro não quer votar se não estiver no segundo turno.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.