VÍDEO – Bolsonaro espalha fake news espantosa sobre eleições de 2018: “Apertavam 17 e viam Lula”

Atualizado em 30 de dezembro de 2021 às 22:06
O presidente Jair Bolsonaro em transmissão ao vivo nas redes sociais. Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro em transmissão ao vivo nas redes sociais. Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou sua tradicional live nas redes sociais, nesta quinta-feira (30), para propagar, mais uma vez, fake news sobre urnas e a eleição presidencial de 2018. No momento, o presidente estava comentando a cassação do mandato do deputado estadual eleito pelo Paraná Fernando Destito Francischini.

No dia da eleição, Francischini fez uma live para espalhar a notícia falsa de que duas urnas estavam fraudadas e aparentemente não aceitavam votos no então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro. Bolsonaro, por sua vez, deixou as coisas ainda piores e afirmou que quando “apertavam o 17, viam a cara do Lula”.

“Eu nunca vi uma coisa tão – eu não quero adjetivar aqui – tão esquisita. Mas por parte do TSE que caçou o deputado Francischini. Caçou porque faltando aproximadamente 10 minutos para terminar os eleições de 2018, no primeiro turno, ele questionou que quando as pessoas apertavam o 17 aparecia a cara do Lula ou dava o encerramento sem saber em quem votou”, disse Bolsonaro.

A afirmação não passa de mais uma fake news. Lula, na ocasião nem era candidato. Mesmo fora da cadeia, o ex-presidente não pode se candidatar pois estava enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que impede que condenados em segunda instância possam disputar uma eleição.

Bolsonaro preferiu fazer as afirmações mesmo assim. “Isso é verdade. Isso aconteceu. Eu vi acontecer. Muita gente confiança trouxe isso para ele (Francischini)”, completou.

Confira abaixo:

Leia também:

1- Presidente  quer participar de culto ao voltar para Brasília

2- Parlamentares estão bravos com o governo por causa das emendas

3- Doria planeja ataques contra Geraldo Alckmin

Bolsonaro detonou ministros

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou furioso com seus ministros após receber 4 ligações durante a live. O chanceler brasileiro Carlos França ligou para o mandatário e levou uma bronca por interromper a transmissão. Posteriormente, foi a vez do ministro da Educação, Milton Ribeiro, “atrapalhar” a conversa do chefe do Executivo com apoiadores.

“Desliga aí. Sabe que eu estou fazendo live e fica me ligando. Liga para o chanceler e diz que estou na live”, afirmou. O chanceler insistiu e ligou novamente. O presidente, então, pediu que a equipe o avisasse para não ligar mais vezes. Pouco depois, Bolsonaro foi incomodado com outra ligação. Desta vez, as chamadas partiram de Milton Ribeiro. “Quem é, gente? Avisa o Milton aí.” Veja o vídeo AQUI.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.