Após fugir de depoimento na PF, Bolsonaro evita participar de sessão solene no STF

Atualizado em 31 de janeiro de 2022 às 20:27
Foto de Bolsonaro, com terno preto e mácara branca, olhando com desconfiança para Luiz Fux, que usa uma bata do STF e máscara preta.
Presidente alegou que estará em viagem no estado de Sâo Paulo. Foto: Pedro Ladeira / Folhapress

O presidente Bolsonaro (PL) decidiu cancelar a participação na abertura do ano no Judiciário. Desde a última quarta-feira o chefe do executivo havia confirmado presença na sessão solene, no entanto, ele cancelou a ida após marcar uma viagem para São Paulo.

Apesar da justificativa, o evento no STF acontecerá de forma virtual devido a novas medidas de restrição diante do aumento de casos da Covid-19 no Distrito Federal. Um dos motivos são os novos atritos de Bolsonaro com o Supremo.

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti devem comparecer à cerimônia.

Em 2021, Bolsonaro compareceu presencialmente à sessão e ouviu do presidente da Corte, Luiz Fux, uma fala marcada por discursos contra o negacionismo e a favor da ciência.

Leia mais: 

1 – Orçamento federal capturado: a austeridade em números

2 – MP denuncia preparador de elenco da Globo por importunação sexual

3 – Contarato aciona TCU e quer acesso público aos gastos do presidente com cartão corporativo

Bolsonaro decidiu fazer viagem a São Paulo

O presidente anunciou a viagem nesta segunda-feira. Ele sobrevoará a cidade de Francisco Morato, uma das cidades atingidas pelas fortes chuvas no último fim de semana. Segundo a Defesa Civil do estado, já são ao menos 24 mortos, entre elas oito são crianças.

Bolsonaro amarga mais um problema com o STF, após ter se recusado a fazer depoimento à Polícia Federal na última sexta-feira. O pedido era do ministro Alexandre de Moraes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.