“Zelensky cita Macron e Bolsonaro como inspirações”, diz biógrafo do presidente ucraniano

Atualizado em 31 de maio de 2022 às 18:31
Zelensky
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrãnia

Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron foram as fontes de inspiração do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante a campanha eleitoral que o elegeu em 2019, segundo o jornalista francês Stéphane Siohan. Ele é co-autor da biografia recém-lançada no país “Zelensky: dans la tête d’un héros” (“Zelensky: na mente de um herói”).

“A primeira vez que eu o encontrei foi em março de 2019. Éramos seis jornalistas a almoçar com ele. Um de nós lhe perguntou quais são suas inspirações políticas. Ele citou imediatamente Macron (presidente da França) e Bolsonaro. Nosso queixo quase caiu”, relatou o jornalista no último dia 26 no programa de televisão “22h Max”, do canal francês BFMTV.

Alguns de seus colegas na bancada reagiram aos risos, provavelmente pela referência a Bolsonaro.



“Eu não sabia exatamente o que ele queria dizer”, prossegue. “Ele disse que tinha uma admiração estética por Emmanuel Macron”.

“São dois homens da mesma geração, de 1978. Penso que ele tem uma certa admiração pela maneira pela qual Emmanuel Macron encena sua presidência, uma presidência jupiteriana, o olhar de cima. Homens da mesma geração, o que parecia lhe agradar”, analisa.

“Acho que há também algo de ideológico quando Zelensky é eleito com 73% dos votos em 2019. Ele deve construir uma maioria parlamentar. Ele recruta em todo canto do país deputados que vêm da esquerda, da direita, de especialistas, de empresários. Temos a impressão de que é (como) La Republique en Marche (partido de Emmanuel Macron). O fenômeno é muito similar, com personalidades que emergem na política, vindas de ‘lugar nenhum’ e o ‘ao mesmo tempo’ que se encontra em Volodymyr Zelensky”, compara.

“Ao mesmo tempo” tornou-se um bordão utilizado por Macron para utilizar determinadas políticas de esquerda e de direita ao longo de seu governo.

Quanto ao presidente brasileiro, o correspondente do jornal Libération na Ucrânia não explicou por que Bolsonaro também inspirava Zelensky em 2019. Tampouco foi perguntado pelos jornalistas.