Bolsonaro mente: é falso que Brasil foi exemplo nas vacinas contra Covid-19

Atualizado em 16 de outubro de 2022 às 21:31
Jair Bolsonaro de terno e gravata no debate da band
Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução/Band

No primeiro bloco do debate presidencial transmitido pela Band na noite deste domingo (16), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou o motivo de Jair Bolsonaro (PL) ter demorado a adquirir as doses de vacina contra a Covid-19. O candidato à reeleição negou que isso tenha acontecido e ainda disse que o Brasil começou a vacinar a população um mês após a primeira vacina ter sido aplicada no mundo.

“Nós compramos mais de 500 milhões de doses de vacinas e todos que quiseram tomar vacina tomaram. O Brasil foi um dos países que mais vacinou no mundo e em tempo mais rápido”, disse ele. O petista insistiu e lembrou que ele debochava da vacina e até mesmo de pessoas que sofriam com falta de ar. Porém, o atual chefe do governo continuou afirmando que fez o que pôde durante a pandemia.

A informação de que o Brasil foi exemplo na compra de vacinas, algo que o presidente afirma já há bastante tempo, é falsa. Investigações da CPI da Covid, no Senado, apontaram que o Ministério da Saúde ignorou mais de 80 e-mails da Pfizer onde a empresa tentava vender as vacinas para o governo Bolsonaro. Em março do ano passado, a Folha de S.Paulo noticiou que o governo rejeitou uma proposta de entrega de 70 milhões de doses da farmacêutica até dezembro de 2020.

No final de 2020, Bolsonaro rejeitou a compra de 45 milhões de doses da CoronaVac e de outras 15 milhões no primeiro trimestre de 2021.

Confira a repercussão das declarações de Bolsonaro sobre a vacina no debate da Band:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link