Bolsonaro quer recriar Ministério dos Esportes e promete pasta a ‘amigo”

Atualizado em 23 de fevereiro de 2022 às 16:50
Bolsonaro quer recriar Ministério dos Esportes
Bolsonaro externou desejo de voltar atrás na decisão e criar novo Ministério. Atual secretário, que é amigo da família, assumiria a pasta. Foto: Divulgação.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na manhã desta quarta-feira (23), que deve devolver o status de ministério à atual Secretaria de Esportes, comandada por Marcelo Magalhães. Na ocasião, Bolsonaro definiu Magalhães como “quem sabe futuro ministro do Esporte”.  O atual Secretário Nacional de Esporte é um antigo amigo da família Bolsonaro e foi, inclusive, padrinho de casamento de Flávio, filho mais velho do presidente.

A declaração do presidente ocorreu durante cerimônia, no Palácio do Planalto, sobre o Plano Nacional do Desporto (PND). Na ocasião, Bolsonaro creditou o projeto a seu secretário de Esportes. Depois de 24 anos parado, finalmente o PND será enviado ao Congresso Nacional para votação. O projeto só andou após pressão de atletas e ex-atletas.

Leia mais:

1- Bolsonaro avança no toma lá dá cá e quer recriar ministérios para aplacar apetite do Centrão

2- Bolsonaro descarta entregar todos os ministérios ao Centrão

3- Tropa de choque bolsonarista na CPI quer ocupar ministérios

Bolsonaro não confirmou quando ocorreria a mudança na pasta do Esporte

Apesar do anúncio, o chefe do executivo federal não confirmou quando ocorrerá a mudança na pasta. Em janeiro de 2019, Bolsonaro incorporou a pasta do Esporte ao Ministério da Cidadania.

“É ainda uma secretaria que deixou de ser ministério. Confesso, Marcelo (Magalhães, Secretário Nacional de Esporte), tem certas coisas que a gente só toma pé depois que chega lá. E a secretaria de Esportes, realmente, merece o status de ministério até pelo tamanho do Brasil, até pela sua população, chegando na casa dos 220 milhões de habitantes. E vemos países que têm 10%, 5% dessa quantidade de habitantes e é (sic) uma potência no esporte”, disse o presidente.

Esporte: Presidente credita PND a Secretário e revolta atletas

Ainda durante o evento, presidente afirmou ainda  que “pelas mãos do Marcelo (o PND) se transforma numa realidade”.  Segundo ele, o projeto foi “desenterrado” e “ressuscitado” pelo secretário.

A afirmação, no entanto, causou indignação entre esportistas. Isso porque os verdadeiros responsáveis pelo PND foram justamente os atletas e ex-atletas que foram à Brasília diversas vezes para pressionar que o plano finalmente saísse de alguma gaveta do governo federal.  O texto, inclusive, passou pela Comissão de Esportes da Câmara antes de ser enviado à Secretaria de Esportes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link